segunda-feira, 12 de março de 2007

As cidades que acolhem a Formula 1 - Melbourne



A cidade que acolhe a primeira paragem do Mundial de Formula 1 é a segunda maior cidade da Austrália, só suplantada por Sydney. Tem 3,7 milhões de habitantes, é a capital do Estado de Victoria e fica situado no estuário do Rio Yarra. Foi fundada em 1835 e a capital da federação australiana entre 1901 e 1927, altura em que se transferiu para Canberra.

O nome da cidade deve-se a Lorde Melbourne, primeiro-ministro por alturas da sua fundação, e considerado como o primeiro mentor da Rainha Vitória de Inglaterra. Esta teve dois grandes ciclos de desenvolvimento: o primeiro foi nos anos 1850, impulsionado pela descoberta de ouro na zona, que originou um grande crescimento da cidade, de tal forma que no final do século XIX, tinha ultrapassado Sydney como a maior cidade do país. O segundo aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, quando o governo incentivou a emigração de europeus. Foi nessa altura que acolheu os Jogos Olímpicos de Verão de 1956, os primeiros a serem realizados no Hemisfério Sul.

Melbourne é uma cidade australiana típica, com baixa densidade demográfica na sua área metropolitana. Tem vários parques e jardins, muitos dos quais junto ao centro da cidade. O mais importante é Albert Park, onde se desenrola o Grande Prémio. É considerada por especialistas como uma das melhores cidades do Mundo para viver.

A cidade de Melbourne tem uma extensiva rede de museus, a sua Universidade, fundada em 1853, é a mais antiga da Austrália. A sua rede de transportes é exemplar, e tem monumentos de interesse, como a Flinders Street Station, a Estacão Central de caminhos-de-ferro da cidade. Na zona comercial estão situados os prédios mais altos do Hemisfério Sul, como a Rialto Tower (251 metros) e a Eureka Tower (300 metros). Outro edifício interessante é o Melbourne Cricket Ground, que com os seus 103 mil lugares, é o maior estádio da Austrália. Já acolheu eventos importantes, como os Jogos Olímpicos de 1956, o Mundial de Rugby de 2003, e os Jogos da Commenwealth de 2006.

Sem comentários: