quarta-feira, 7 de março de 2007

As histórias que me contam... Parte 3



Quem conhece a Queima das Fitas, em Coimbra, sabe que as terças-feiras, dia do Cortejo Académico, e a “noite pimba”: os bilhetes são a cinco euros, o pessoal está todo cansado e bêbado, e o que quer é divertir-se. Todos sabem também que o “showman” é, desde há anos a fio, o Quim Barreiros, autor de grandes músicas como o "Bacalhau", "Mestre de Culinária", etc...

No ano passado, na Festa da Latada (A recepção do Caloiro em Coimbra), fui à "noite pimba" para ver o espectáculo do costume, mas os meus amigos tinham-me falado de outra personagem, de seu nome… Leonel Nunes!

Esse senhor, mestre no piano e no acordeão (tal como o Quim), tinha algo imbatível: um garrafão de cinco litros! Garrafão esse que estava cheio do tintol… o concerto que eu vi era o primeiro que o pessoal via tal personagem. Ora, quando começou o espectáculo, à meia-noite em ponto, reparava que a cada canção que cantava, bebia o seu golinho. Golinho aqui, golinho ali… pela 1:30 da manhã, altura em que o espectáculo deveria acabar, para dar lugar ao Quim Barreiros, o homem já estava ébrio! Só tocava, deixava as musicas a meio… era espantoso! Eu fartava-me de rir com aquele espectáculo

Depois, um amigo meu da organização contou-me que o Quim estava na Pampilhosa, e a coisa tinha-se atrasado um pouco, e então tinha-se pedido ao Leonel Nunes para que “aguentasse os cavalos”. Com a “cachiba” que levava em cima… Jasus! Estava encontrado o rival do Quim na noite pimba! Foi uma noite inesquecível…

Sem comentários: