domingo, 11 de março de 2007

A Australia - terra e história


A Austrália (oficialmente Comunidade da Austrália) o maior país da Oceania, ocupando todo o "continente australiano", e várias ilhas adjacentes. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo Oceano Índico, a sul e a oeste, pelo Mar de Timor, Mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e Mar de Coral e Mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste .

A capital é Canberra, mas as maiores cidades são Sydney, Melbourne, Adelaide, Brisbane, Perth, e Gold Coast. É o sexto maior país do mundo, em termos de superfície, com mais de sete milhões de quilómetros quadrados (7.686.850 km²), mas é pouco povoado, com cerca de 20 milhões de habitantes. É uma Monarquia parlamentar, com Isabel II a ser chefe de estado, representado pelo Governador-Geral. O primeiro-ministro é John Howard.

A economia australiana é uma das maiores e mais avançadas do mundo. Esta é muito diversificada: a indústria desenvolve atividades ligadas ao setor primário, como a produção de alimentos, vinhos, tabaco e a exploração mineral, as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroqímica. As exportações australianas também incluem gênero alimentícios, como carne e trigo, além de lã e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro e de prata.

O nome de Australia vem do latim "Terra Australis", nome que foi dado na altura da sua descoberta oficial, em 1770, pelo Almirante James Cook. Contudo, sabe-se desde o século XVI que os portugueses e espanhois sabiam da existência do continente. No século XVII, o holandês Van Diemen descobriu aquilo que é hoje a Tasmânia.

Em 1788 chegaram a Botany Bay (actual Sydney) os primeiros colonos ingleses, prisioneiros na sua maioria. Até 1850, a Australia era uma colónia prisional. Em 1901, a colónia passou a Dominio, significando que deixara de estar dependente do Reino Unido, mas mantinha o seu chefe de Estado. Em termos práticos, é a data da Independência. A sua data nacional mais importante é um 25 de Abril: foi nessa data que em 1915 as tropas australianas e neo-zelandesas (Australian and New Zeland Corps - ANZAC) embarcaram em Galipoli, na Turquia, num combate que durou sete meses e que não teve resultados: morreram quase 50 mil tropas. É o “ANZAC Day”.

Em termos desportivos, é uma nação muito importante: graças aos mais de 25 mil quilómetros de costa, é uma potência no surf. Também costuma estar nos lugares de topo nos Jogos Olimpicos, em relação ás medalhas. Por duas vezes (1956 e 2000), foram organizadores dos Jogos Olimpicos, e ultimamente, atletas como Ian Thorpe (natação) ou Cathy Freeman (atletismo) dão cartas no mundo desportivo. Para além disso, são uma potência no Rugby e no Cricket (são os actuais campeões do Mundo). Contudo, a sua paixão nacional é um desporto que só existe no seu país: o futebol australiano, uma mistura de rugby e futebol gaelico (que só existe na Irlanda).

Em termos automobilisticos, a Australia já teve 16 pilotos a competiram na Formula 1. O primeiro deles foi Tony Gaze, em 1952, num HWM privado. Mas o melhor de todos foi Jack Brabham, que foi campeão do Mundo em 1959, 1960 e 1966, sendo o primeiro (e único até agora) a ganhar ao volante do seu próprio carro. Ganharam mais um título com Alan Jones, em 1980, e actualmente tem um compatriota seu: Mark Webber. Apesar deste palmarés, o Grande Prémio da Australia só começou a ser disputado em 1985, primeiro em Adeleide, e a partir de 1996, na cidade de Melbourne, num circuito semi-permanente à volta de Albert Park. Contudo, nos anos 60, a Tasman Series atraia pilotos e maquinas de Formula 1 em circuitos da Australia e Nova Zelândia, aproveitando o Verão austral (Janeiro e Fevereiro).

Sem comentários: