quarta-feira, 21 de março de 2007

Extra-Campeonato: A última loucura de "bwana" Mugabe


O Zimbabwe é neste momento o assunto do dia nas bocas do Mundo. Trata-se de um caso perdido em África, pois é liderado pela mesma pessoa desde a sua independência, em 1980, e governa aquilo como se fosse o seu quintal, tentando esmagar todos aqueles que se opõem. O que é pena, pois na altura em que ele tomou o poder, era um dos mais prósperos do continente africano…

Desde há muito que reprime a oposição: ameaças, prisões… mas desde a algumas semanas a esta parte que a coisa piorou. Essa repressão foi tão forte que o seu líder, Morgan Tvansgirai, foi brutalmente espancado pela polícia e teve que ir para o hospital, com ferimentos graves na cabeça. Já teve alta, mas lá continuam as cicatrizes...

Em vez de ele agir correctamente e retirar-se, ensaia a "fuga para a frente", de uma maneira hostil. Já disse que a oposição para "que se vá enforcar", e já ameaçou os diplomatas ocidentais que irá "correr com eles". E a piada é que muitos dos seus vizinhos, que até agora se tinham calado, já começaram a barafustar-se, sabendo que ele já se tornou num embaraço, engrossando a longa lista de ditadores que aquele continente conheceu demasiado bem nos últimos 40 anos.

Há uns tempos atrás, conheci uma pessoa que tinha ido ao Zimbabwe, no ano passado e disse-me que aquele país está à beira do colapso. Tem uma inflação a 1700 por cento, dezenas de milhares de refugiados, sem tecto e a morrer à fome, o campo é improdutivo especialmente depois de ter corrido com os brancos, não eram só os donos da maior parte da terra, como os que sabiam produzir, um desemprego a 80 por cento... tudo isso, segundo ele, é obra de um homem senil (Mugabe tem agora 83 anos)

Ora, isto tudo faz-me lembrar os tais ditadores do passado, como o Idi Amin, (agora retratado em filme) que tiveram megalomanias e abusos de poder, e acabaram mal, depostos por golpes de estado ou assassinados. Algo me diz, em jeito de conclusão, que se aquele país quer ser salvo, a melhor maneira é livrar-se dele.

Sem comentários: