sexta-feira, 23 de março de 2007

Extra-Campeonato: Para inglês ler...


Já devia ter comentado isto há algum tempo, mas não houve oportunidade para falar sobre isto, porque outros disparates surgiram primeiro. Sendo assim, passo a opinar sobre o assunto:

Portugal tem algo inestimável: sol, mar e belas praias. O Algarve tornou-se num destino turístico de massas, que fez com que nós sejamos um dos países mais visitados por turistas (mais de 19 milhões por ano). Ora, para alcançarmos tal coisa, nunca tivemos que mudar o nome a nada. Quer o nome “Portugal”, quer o nome “Algarve” diz-se no mesmo modo nas principais línguas do mundo. A única excepção será no italiano, mas mesmo assim, Algarve em italiano diz-se da mesma maneira.

Agora… aquilo que foi apresentado na passada sexta-feira, com pompa e circunstância, no Parque das Nações, pelo Ministro da Economia, só me faz rir, porque não dá para chorar! O senhor ministro Pinho é, para mim, um dos piores ministros do governo Sócrates. Já mandou demasiadas “gaffes” para o meu gosto, e na próxima remodelação governamental que este governo fizer, a ele deveriam dar uma carta de despedida, agradecendo-o pelos seus bons serviços, e despachá-lo para uma multinacional qualquer…

Segundo motivo de riso… o “Allgarve” para mim é uma piada! Por boas intenções que o criador teve, a chalaça em vez de sorrir, ofende. Não tanto a mim, que não sou algarvio, mas para os algarvios deve ser pior! Acham que os espanhóis ou os franceses “anglicanizam” os seus locais de veraneio? Claro que não! E são os destinos mais visitados do mundo!

Enfim… já que vão por aí, então proponho este mapinha, com nossas regiões já “anglicanizadas”, para que não fiquem atrás na captação de turistas estrangeiros. Afinal, nestas regiões também vivem gente, tem belos monumentos, sol, praias, restaurantes…

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora, acrescento algumas localidades de que ouvi falar na rádio:
Santarém - Suntarem
Gondomar - Gondosea
Montijo - Moontijo

Ao que acrescento algo como Butters, para Manteigas, ou porque não Allmeida, Olivetree of the Hospital, e, assim que descobrir como se diz Figueira, talvez possamos adaptar tanto a da Foz como a de Castelo Rodrigo! Até era giro, podemos propor isso aos nossos governantes.

Sara