terça-feira, 27 de março de 2007

Uma história de Formula 1, por Galvão Bueno



Galvão Bueno é uma personagem colorida na TV brasileira. É o comentador das corridas de Formula 1 na Rede Globo desde 1981 (há 26 anos, portanto), e é famoso por estar, por vezes, muito distraído com o que se passa, ou então, pensa que a Formula 1 é uma variante de futebol de 11. A mais recente tirada é a de comparar o estreante Lewis Hamilton ao atacante Robinho, do Real Madrid, e que há uns tempos atrás esteve nos planos do Benfica.


Ora, visitando os meus "primos" brasileiros, vejo uma historinha muito engraçada, contada por ele e que tem como palco o "nosso" GP de Portugal. Recuemos então a 1990, e deixo-vos o Galvão a contar essa bela história:


"Lembrar das histórias de meu amigo Ayrton Senna é sempre muito bom. E tem uma que eu não esqueço nunca, em 1990, no ano em que ele se tornou bicampeão. Aconteceu no extinto GP de Portugal, que desde 1996 não faz parte do calendário da Fórmula 1.

Naquele sábado, dia 22 de setembro de 1990, interceptei na saída do autódromo de Estoril, logo após os treinos, Ayrton e Nigel Mansell em uma conversa séria. O palco da Fórmula 1 naquele ano era marcado pela explosão da rivalidade entre Senna e Prost. Juntos, na McLaren, em 88 e 89, cada um tinha conseguido um campeonato mundial. Em 1989, Prost havia conquistado o título com uma manobra duvidosa: jogando o carro em cima do piloto brasileiro durante o GP do Japão.

Em 90, era Senna na McLaren e Prost na Ferrari. O brasileiro liderava o campeonato com 63 pontos, o piloto francês estava em segundo, com 56. E Nigel Mansell era o terceiro, com 33 pontos. O inglês havia acabado de assinar o contrato com a Williams para a temporada de 1991 por 6 milhões de dólares. Na conversa que presenciei com Ayrton, ele estava com olhos arregalados, parecendo não acreditar no que ouvia…

Eu fiquei curioso e quis saber depois o teor do papo. Ayrton explicou, então, que aconselhara Mansell a pedir aumento, pois ele havia sido convidado pela Williams pelo valor de 12 milhões de dólares.


Eu não vou, mas você não pode ganhar tão pouco… — contou Ayrton.

Mansell agradeceu a informação e agiu. Foi falar com Frank Williams. No domingo, na hora da largada, Mansell estava na primeira fila, ao lado de Prost, o pelo position. Ayrton estava na segunda. Prost largou reto. Curiosamente, Mansell saiu de lado, espremendo o francês no muro. E Ayrton, então, teve espaço para ultrapassá-los.

Ali, no Grande Premio de Portugal, Ayrton ganhou os pontos necessários para a conquista do bi-campeonato. E consta, também, que Mansell ficou, de repente, 4 milhões de dólares mais rico no ano seguinte..."

Bonito, não acham?

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

Eu queria achar o vídeo no youtube que mostrasse a manobra do Mansell mas não achei. Parece que a FOM está fiscalizando o site e retirando alguns vídeos, sobretudo os mais antigos. Que grande palhaçada!

Acho que de vez em quando vou chegar no site do Galvão pra ver o que ele escreve. Com tanto anos de experiência, deve ter muita história boa para contar.

Abs