terça-feira, 5 de junho de 2007

Bill France Jr. (1933-2007)


Bill France Jr., o homem que impulsionou o NASCAR a aquilo que é hoje, morreu ontem aos 74 anos, depois de uma longa batalha contra o cancro.


Era filho de Bill France, o homem que fundou a Daytona Speedway, em 1936, e que ajudou a montar a NASCAR (North American Sports Car Racing). Na sua juventude, depois de servir durante dois anos na Marinha, ajudou o seu pai na construção do Autodromo de Daytona, como operário, mexendo em "bulldozers" e "catrepillars", até à conclusão das obras!


Em 1972, sucedeu ao seu pai nos negócios, depois de uma carreira modesta no motocross. Antes, era o vice-presidente da NASCAR, no sentido de conhecer o negócio e preparar a sucessão. quando chegou, procedeu à transformação total da competição, de uma série de corridas concentradas no Sul dos Estados Unidos a uma competição nacional. Para isso, começou primeiro a atrair patrocinadores: no ano seguinte, consegue o patrocinio da RJ Reynolds, que rebaptiza a competição de Winston Cup. Em 1979, France assegurou a primeira transmissão televisiva integral da Daytona 500 num canal nacional: a CBS.


Ao longo da década de 80 e 90, a popularidade da competição foi cada vez maior, e os lucros eram cada vez maiores. Em 1999, Bill France Jr. foi diagnosticado com cancro, o que levou a pensar na sua sucessão. Em 2003, passou o controlo da NASCAR nas mãos do seu filho Brian France. Desde Março deste ano que Bill Jr. necessitava de cuidados médicos.

Sem comentários: