terça-feira, 5 de junho de 2007

Extra-Campeonato: "One for the money, two for the show..."

Depois da vitória contra a Belgica, que aumentou as nossas hipóteses de apuramento para o Euro 2008, a Selecção Nacional vai ao Kuwait para jogar um encontro particular, como teste para novas soluções no esquema tático e dar oportunidade a novos jogadores para se estrearem com a camisola das Quinas.



Este amigável lançou dúvidas nos especialistas por várias razões: um partricular no final da época, com jogadores ansiosos por férias, o facto de ser uma selecção fraca (na unica vez em que jogamos, em 2003, demos 8-0), e também pelo facto de jogar num ambiente quente e húmido (à hora do jogo, estarão 40 graus e humidade próxima dos 100 por cento).



Mas no Domingo descobriu-se que, afinal, não iriamos jogar com a Selecção Nacional kuwaitiana, mas sim com um conjunto local, reforçado com mais alguns jogadores, e serve como encontro oficial, sancionado pela FIFA! Mas então, porque raio fomos lá? A resposta é simples: pelo dinheiro. hoje em dia, a Federação Portuguesa de Futebol cobra pelo menos 750 mil euros para um encontro particular. Esse guito servirá para pagar as deslocações das selecções mais jovens (sub-20 e sub-21) que neste momento estão em competições importantes.



Será que isto vale a pena? Scolari justifica com um pragmatismo gritante: "As pessoas têm de entender bem isto: o Manchester United vai à Ásia para ganhar dinheiro e nós também o fazemos, pois a nossa selecção consegue bons resultados e tem muitos craques. Nós também procuramos lucros para aplicar depois. Nada cai do céu. Não temos casas de luxo e ninguém nos leva o jornal à cama”.


São certas as afirmações, mas isso se justificaria com os clubes, pois têm um mercado para alcançar, e um prestígio para defender. Aliás, esses clubes fazem digressões de pré-época na Ásia, porque existem mil milhões de pessoas ávidas de futebol, só na China... Mas uma Selecção Nacional? Bom, o Brasil e a Argentina cobram milhares para que outros joguem com eles, mesmo sabendo que serão humilhados...


Eu não sei se justifica tal deslocação. Mas uma coisa é certa: isto é o resultado do nosso sucesso. Somos bem sucedidos, logo, podemos dar ao luxo de escolher os nossos adversários para jogar em encontros particulares. Logo, não se admirem se em breve, Portugal jogar particulares coñtra equipas como os Emirados Árabes Unidos, Tailândia, China ou Vietname, só porque eles acenam com uma maleta cheia de dólares, necessárias para encher os cofres da Federação Portuguesa de Futebol, ou o fígado do Gilberto Madaíl...

Sem comentários: