quarta-feira, 18 de julho de 2007

Extra-Campeonato: Acidente aéreo em São Paulo

Um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM, com 176 pessoas a bordo, falhou hoje a aterragem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando chegava de Porto Alegre e colidiu com um armazém da própria companhia, causando um incêndio.

O acidente ocorreu durante a aterragem, quando o avião perdeu o controlo e saiu do perímetro do aeroporto, atravessando a avenida Washington Luiz, embatendo contra um armazém que fica do lado oposto,ao lado do qual existia uma bomba de gasolina segundo a "Folha de São Paulo" online. Na altura do acidente caía chuva forte.


Algumas das pessoas já foram retiradas com vida do edifício, mas teme-se que sejam apenas funcionários da empresa. As centenas de bombeiros que combatem as chamas, ajudadas por 71 viaturas, receiam que o prédio possa cair a qualquer momento.

Não se podem apontar ainda razões forte para este desastre, mas a pista principal do Aeroporto de Congonhas tinha sido recentemente remodelada, mas sem que tenham sido feitas as ranhuras no asfalto, que facilitariam o controlo da aeronave em casos de "acquaplaning". Um incidente semelhante tinha ocorrido ontem com um ATR da companhia aérea Pantanal, mas sem causar vítimas.


A Infraero, companhia estatal que administra os aeroportos do país, decidou suspender até nova ordem todos os vôos e descolagens do Aeroporto de Congonhas, desviando os vôos para outros aeroportos da cidade.
Este incidente vem colocar de novo a nu não só o mau estado da pista brasileira, mas também uma série de incidentes que vêm acontecendo desde o passado mês de Setembro, quando um Airbus da GOL colidiu em pleno ar com um Learjet americano, causando a morte de todos os seus passageiros. Veio-se a descobrir que havia falhas graves no serviço de controladores aéreos, não só em termos de equipamento, mas também em termos de recursos humanos, que levaram nos últimos tempos a diversos casos de caos nos aeroportos mais movimentados do país.


A TAM é neste momento a maior companhia aérea do país, depois do desmantelamento da VARIG, no final de 2005. Já tinha tido um acidente aéreo grave em 1996, também em São Paulo, quando um Fokker 100 caiu em pleno centro da cidade, matando 93 passageiros.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito triste e muita vergonha, para nós brasileiros.

Rogério Magalhães disse...

É, amigo Speeder, a coisa foi feia... aliás, só para demonstrar que por mais que se façam obras e tal, o Aeroporto de Congonhas já está completamente ultrapassado e se tornou uma bomba relógio dentro daqui de Sampa... aliás, culpa também da ganância imobiliária que foi invadindo tudo ao lado, inclusive bairros nobres como Campo Belo e Moema, da mesma elite que fica toda nervosinha se por acaso o aeroporto fica fechado por conta de nevoeiro ou chuva como a que tem caído intermitente desde segunda-feira...

É tudo muito complicado... lamento pelas vítimas...

jocasipe disse...

Fiquei chocado com esta noticia. Estive a ver a pista pelo google e pareceu-me curta e muito perto de zonas residenciais. Lamento as vitimas.

Anónimo disse...

Eu tb fico muito envergonhada com esse acidente porque, mais uma vez, os civis que pagam pelos erros dos comandantes.

O acidente foi horrível, bem na hora da saída das pessoas do trabalho, então imagine a movimentação no local. Foi tudo muito triste, ainda mais agora que sabemos que ninguém sobreviveu...

Vamos torcer para que isso sirva de atenção para nossas autoridades e que elas acordem pro que acontece!

Bom, uma dica para se divertir e tentar esquecer - pelo menos um pouco - o que aconteceu é visitar um outro blog que publico, o Ócio 2007 - www.ocio2007.com.br

Beijos