domingo, 22 de julho de 2007

GP Europa - A corrida

Pois é... basta chover um pouco para que o mundo fique ao contrário. Foi o que aconteceu hoje em Nurburgring. Primeiro, aquela "carga de água" que colocou cinco carros fora da pista, e levou a que a corrida fosse interrompida. E pelo que vi depois nas repetições, a catástrofe esteve sempre a milímetros de acontcer... vejam o Toro Rosso de Vitantonio Liuzzi, por exemplo. Reapraram a quantos milímetros ele esteve do desastre?


Isso revelou um pouco a Formula 1 actual: não aguentam uma carga de água. Parece-se cada vez mais com as competições americanas, onde se interrompem corridas quando "os pássaros cagam na pista". Será que a FIA tem que colocar ranhuras no asfalto em caso de chuva forte?

Mas por outro lado, nunca pensei assistir a isto: um Spyker na frente da corrida! E foi o Marcus Winkelhock! Algo me diz que o espírito de Manfred que estva lá dentro... ou então foi o seu conhecimento da pista. Enfim, lá teve os seus 15 minutos de fama.

De resto... o Lewis Hamilton teve um fim de semana para esquecer. O acidente nos treinos, os erros na partida... tipícos de "rookie". Mas em compensação, fez uma corrida com um ritmo impressionante, com mais de 40 segundos de atraso em relação ao pelotão, acaba à porta dos pontos! Como teria sido, se tivesse feito uma corrida sem erros?


E depois... tivemos Fernando Alonso. Quando todos esperavamos ver uma vitória de Felipe Massa, e a terceira consecutiva da Ferrari, a ganhar o ascendente sobre a McLaren, volta a chuva e baralha tudo. O brasileiro, que esperava recuperar o ascendente sobre Kimi Raikkonen (que desistira antes, com um problema hidraulico), ficou a perder com um Alonso que se agigantou com a chuva, pressionando massa e ultrapassando-o, depois de uma luta que fez lembrar um pouco (mas pouco) o GP de França de 1979... E no final, Massa ficou com "as orelhas a arder", ainda mais com o Alonso a gozar a manobra! Um bocadinho feio, na minha opinião...


Quem mais lucrou com isto? Ah sim, a Red Bull. Colocar Mark Webber em terceiro e David Coulthard em quinto foi uma excelente estratégia e conseguiu marcar pontos face aos seus concorrentes directos, Renault e BMW (RB 10 pontos; BMW 5; Renault 1 ponto)


E Alex Wurz? Com o seu quarto lugar e a morder os calcanhares de Webber para o terceiro posto, uma vez mais o piloto da Williams uma bofetada de luva branca para os que queriam ver já fora da Formula 1, para que desse lugar a um certo junior... nem todos são Hamiltons, meus senhores! E já agora: ele dever ter o dobro de pilotos que o outro junior, aquele de origem finlandesa, hein?

Toyota e Honda... muito barulho nos treinos para nada na corrida. Se é para dar espectáculo, esqueçam! As pessaoas querem resultados, embora hoje as coisas foram muito atípicas. Mas nem Rubinho Barrichello, nem Jarno Trulli tiveram carro para andar ao lado de BMW Sauber, Red Bull ou Renault...

1 comentário:

Rogério Magalhães disse...

Era como a gente dizia desde o começo da temporada: tava faltando a chuva... ela veio hoje e foi um barato a bagunça que ela criou... divertidíssimo ver o Winkelhock fazer na estréia o que jamais o Sutil e o Albers fizeram... e o estacionamento da curva do final da reta dos boxes na chuva?

Aliás, aquela do Liuzzi, a imagem foi curiosa, porque mostrava o Safety Car andando quase parando, de repente ele arranca e se joga na curva e aí aparece o Liuzzi já vendo o mundo ao contrário e parando encostado no trator... coisa de louco...

Mas foi uma corrida interessante, até pelo piti entre Felipe Massa e o bebê chorão das Astúrias, que desta vez tinha lá sua razão...