quinta-feira, 26 de julho de 2007

O dia mais decisivo da Formula 1

Mais logo, na sede da FIA, na Place de Concorde, em Paris, a Fórmula 1 poderá viver um dos dias mais complicados da sua história. Para a McLaren, talvez seja o dia mais difícil de sempre. Em risco está a participação da equipa no resto da temporada, os pontos da equipa ou até os pontos dos pilotos. Acima de tudo, é esperada justiça.


A equipa de Ron Dennis é acusada de infringir o artigo 151c do Código Desportivo Internacional. Nesse artigo, refere-se que “qualquer conduta fradulenta, ou qualquer acto prejudicial aos interesses de qualquer competidor, ou aos interesses do esporte a motor em geral”, será penalizado. Essa penalização pode ir desde a uma pesada multa, até à exclusão pura e simples da equipa do Campeonato deste ano, e a retirada de pontos a pilotos e equipas. Isso já aconteceu uma vez, em 1984, à Tyrrell, que tinha carros que pesavam abaixo do peso regulamentar, no sentido de serem competitivos face ao pelotão cheio de motores Turbo.



Mas caso o pior aconteça, que justiça vai transparecer? Uma que diga que a acção de duas personagens (Nigel Stephney e Mike Coulghan) implica a sanção de toda uma equipa, a McLaren, pilotos incluidos? Isso daria um ar de falsidade ao Mundial de Formula 1 deste ano, ou seja, entregar o "ouro ao bandido". E para falsidades, já basta a Volta à França deste ano...


E como já ouvi falar que a McLaren não seria punida com essa pena, não acredito muito na ideia de uma mão pesada. Porquê? O Blog Formula 1 Grand Prix fala de dois factos incontornáveis: a McLaren é inglesa, e eles têm lá a sensação do Campeonato: Lewis Hamilton. Ora, tirar o doce do bebé, é algo que a imprensa inlgesa nunca iria perdoar...


Mas uma coisa é certa: da multinha de alguns milhões de dólares é que a McLaren não se deve safar...

1 comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

speeder, muito obrigado pela referência no seu texto!

Sobre a questão da McLaren, entendo justamente o que você escreveu: o time não escapa da multa, mas fica sem uma punição mais grave.

Não acho que o pessoal da FIA teria coragem de punir os ingleses, agora que eles têm o Hamilton. E, além disso, a exclusão da McLaren tiraria grande parte da graça no campeonato.

Pela primeira vez em muito tempo, temos quatro pilotos lutando corrida após corrida pelo campeonato. Embora Kimi esteja 19 pontos atrás do Lewis, não o considero fora da luta, por enquanto.

Os dirigentes da FIA não vão querer estragar essa temporada. De qualquer forma, nós nunca temos como saber o que se passa na mente desses cartolas...

Grande abraço!