segunda-feira, 2 de julho de 2007

Os circuitos do Mundial: Silverstone

E a Formula 1 chega agora a uma das catedrais do automobilsmo mundial: Silverstone. Este foi o circuito inaugural da Formula 1, ao albergar a primeira prova de sempre do Campeonato do Mundo, a 13 de Maio de 1950 ,ou seja, pode-se dizer que o Mundial de formula 1 tem a protecção da Nossa Senhora de Fátima...


O circuito fica nos arredores de uma pequena cidade com o mesmo nome, na zona de Northampton, mais ou menos no centro de Inglaterra. Foi uma das centenas de bases aéreas usadas pela Royal Air Force durante a II Guerra Mundial, no sentido de ganhar a superioridade aérea contra os alemães.

Em 1948, a base foi reconvertida em circuito e aí se disputou o primeiro Grande Prémio, ganho pelo italiano Luigi Villoresi. Dois anos depois, e sob a presença do Rei Jorge VI, o circuito albergou a primeira corrida do Mundial de Formula 1, ganho pelo italiano Nino Farina.


Nos anos 60 e 70, Silverstone alternava com Brands Hatch na organização do GP inglês. quando não o fazia, em seu lugar organizava.se o BRDC International Trophy, uma prova extra-campeonato, onde muitos dos pilotos de Formula 1 lá iam. entre os vencedores desse toféu, constam-se Graham Hill, Jim Clark, Jack Brabham e...Chris Amon!

Em 1987, o GP inglês ficou definitivamente neste circuito muito veloz. Em 1991, sofreu uma alteração profunda, para o tornar mais lento. Mas a fama de ser um dos circuitos mais velozes do campeonato não esmoreceu, e os espectadores acorrem ao circuito aos magotes, especialmente quando há ingleses a lutar pelo título. Basta recordar as invasões de pista em 1987 e 1992, quando Nigel Mansell lá ganhou...


Hoje em dia, as coisas não devem andar um pouco diferentes: os ingressos esgotaram há muito tempo por causa da "Hamiltonmania", e apesar de ser um circuito favorável aos Williams (foi aqui que eles ganharam pela primeira vez, em 1979), os McLaren e os Ferrari são so favoritos à vitória.


Contudo, o futuro pode ser negro. Bernie Ecclestone não quer renegociar contrato com a BRDC, proprietária do circuito (o contrato termina em 2009), caso estes não remodelem completamente o circuito. Afirma até que a atitude deles é "arrogante". Uau! Bernie tem adversário à altura? Enfim...

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

Obrigado pelo comentário no meu blog. Já adicionei o seu aqui nos meu favoritos. Um abraço para você aí em Portugal,e tomara que o Estoril volte para a fórmula 1.

Blog F1 Grand Prix disse...

O Grande Prêmio da Inglaterra quase sempre é apontado como ameaçado, mas depois consegue seu lugarzinho no calendário. Vamos torcer para que a história se repita desta vez!