quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O piloto do dia: Zsolt Baumgartner

Em semana de Grande Prémio da Hungria, seria giro falar sobre o único piloto desse país que chegou até agora à Formula 1. Num país sem qualquer fama de competição ao mais alto nível, mas cujo circuito está no calendário vai para a sua 22ª época, Zsolt Baumgartner pode ser visto como um pioneiro da competição automóvel vindo da antiga “Cortina de Ferro”, a par do checo Thomas Enge, e que agora tem no polaco Robert Kubica o seu maior expoente.



Mas falemos de Baumgartner: nascido em Debrecen no dia de Ano Novo de 1981, começou no Karting aos 13 anos. Duas vezes vice-campeão nacional na categoria, foi para a Formula Renault alemã em 1997, onde dois anos mais tarde foi campeão. Em 2000 e 2001 corre na Formula 3 alemã, onde consegue alguns resultados de relevo. No ano seguinte, vai para a Formula 3000 Europeia, a bordo de um Coloni, onde sobe algumas vezes no pódio.



Em 2003, enquanto faz uma segunda temporada na Formula 3000, sempre com a Coloni, Eddie Jordan reparou nele e contratou-o como terceiro piloto da equipa a partir do Grande Prémio da Alemanha. Nessa corrida, um dos pilotos, Ralph Firman Jr., teve um acidente que o levou a ficar de fora durante alguns grandes prémios, e Baumgartner foi o substituto. E que estreia! Logo na Hungria, o seu país natal…


Mas num Grande Prémio famoso por ter dado a Fernando Alonso a sua primeira vitória de sempre em Formula 1, a sua performance em corrida terminou na volta 34, com um motor partido. Correu mais uma corrida, em Itália, onde terminou em 11º e antepenúltimo classificado, a duas voltas do vencedor, Michael Schumacher. Firman voltou ao lugar nas duas últimas corridas do ano, e Jordan pensou nele para ser o seu piloto em 2004, mas a falta de patrocínios fez com que se virasse… para a Minardi!

O carro era aquele que se poderia esperar de uma equipa do fundo do pelotão, mas mesmo assim, Baumgartner nas desistiu. Não era rápido, mas trabalhava muito. Tanto que mereceu até o reconhecimento de… Michael Schumacher! Nessa temporada, o seu ponto alto foi o oitavo lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, em Indianápolis, que lhe deu a si, à Hungria, e ao antigo Leste Europeu, o seu primeiro ponto de sempre. Mas no final da época, Baumgartner não continua na equipa, sendo substituído pelo holandês Christian Albers.


A sua carreira na Formula 1: 20 corridas, em duas temporadas, um ponto.

Não se sabe muito sobre o que fez em 2005 e 2006, mas este ano, tornou-se piloto de testes e de reserva da Minardi Team USA, que substituirá o holandês Robert Doornbos em caso de impedimento. Aprece que caiu nas boas graças do sr. Paul Stoddart

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

Confesso que não me lembro dele correndo pela Jordan, só dele correndo pela Minardi e apanhando do companheiro de equipe, o Bruni, se não me engano.