segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Os circuitos do Mundial - Mont Fuji

Este ano, o Mundial de Formula 1 volta a um circuito onde já correu há 30 anos atrás: Mont Fuji. O circuito, existente no sope do vulcão mais alto do Japão, foi alvo de uma profunda modificação em 2000, quando foi comprado pela Toyota, no sentido de voltar a receber a Formula 1, pois o Circuito de Suzuka, que albergava antes a Formula 1, era propriedade da Honda.




Mont Fuji foi construido em 1965 e desenhado originalmente como um circuito de 4 quilómetros. A ideia inicial era de fazer um circuito oval, como so esxistentes nas EUA. Contudo, quando o circuito foi inaugurado, em Dezembro desse ano, este não estava completo. Só tinham duas grandes curvas, uma recta e pouco mais, com uma secção de curvas, que os pilotos consideravam como "perigoso", e propenso a acidentes. Na década seguinte, uma nova secção foi construida, deixando cair um dos "bankings". O circuito ficou com um total de 4.359 km, o suficiente para receber a Formula 1 em 1976 e 1977.

A primeira edição foi corrida debaixo de chuva, e foi palco de um dos finais mais dramáticos até então no automobilismo: o austríaco Niki Lauda, receando pela sua vida (pois tinha sobrevivido ao horrivel acidente em Agosto, em Nurburgring), decide abandonar voluntáriamente após duas voltas da corrida. O seu rival, James Hunt, precisava apenas de acabar na quarta posição para ser campeão do mundo. No final da corrida, ganha pelo Lotus de Mario Andretti, Hunt foi terceiro e sagrou-se campeão do mundo.


No ano seguinte, James Hunt ganha a corrida, no que seria a sua ultima vitória na Formula 1. A corrida, desta vez sob piso seco, foi palco de um acidente grave entre o Ferrari de Gilles Villeneuve e o Tyrrell de Ronnie Peterson, causando a morte de duas pessoas. Após a saída da Formula 1, o circuito de Fuji tornou- se num circuito popular entre os pilotos japoneses, por ser muito rápido. Em 1984, foram acrescentadas duas chicanes ao circuito, no sentido de reduzir as velocidades.


Até ao final da década de 90, pouco foi feito no circuito, continuando a albergar as várias provas do calendário japonês e asiático, como a Formula Nippon e os Super GT japoneses. Em 2000, a Toyota compra Fuji e decide trnasformá-lo, no sentido de voltar a receber a Formula 1. Para isso, contratam o alemão Hermann Tilke para projectar um novo traçado, e em 2003, o circuito fechou para uma remodelação profunda.


A 10 de Abril de 2005, o circuito foi reaberto, tendo agora 4,363 km. A maior alteração tem a ver com o "banking", que tem agora uma curva grande e uma chicane, aumentando o comprimento da pista, e tornando-o mais selectivo.


Ao longo dos anos, o Circuito de Fuji foi palco de alguns videojogos mais emblemáticos na história, começando pelo "Pole Position", lançado em 1982, e é considerado como um dos primeiros (senão o primeiro) jogo de automobilismo. Mais recentemente, o circuito de Mont Fuji está noutros jogos, como o Gran Turismo 4 e Toca Race Driver (no desenho pré-2005)

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