segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Norifumi Abe (1975-2007)

Fiquei tristemente surpreendido. Soube esta tasrde que o antigo piloto japonês de Moto GP, Norifumi "Norrick" Abe, de 32 anos, morreu ontem à tarde, vítima de um acidente de estrada na zona de Kawasaki, no Japão. Aparentmente, ele colidiu com um camião que estava a fazer uma inversão de marcha ilegal, tendo morte imediata.


Abe estava há agum tempo retirado das pistas, pelo menos em termos de Moto GP. Ele era famoso pela sua abordagem super-agressiva em pista. Nascido a 7 de Setembro de 1975, era filho de um piloto de automóveis. Começou aos 11 anos nos mini-motobikes, e aos 17 anos, era campeão nacional. A primeira vez que o mundo das motos o viu foi no inicio de 1994, no Grande Prémio do Japão. Depois de ter recebido um "wild-card", Abe surpreendeu o mundo quando liderou durante muito tempo, acabando por cair já perto do final da corrida. Isso fez com que Kenny Roberts lhe desse uma moto Yamaha (onde ficou o resto da sua carreira) a partir de 1995, a sua primeira temporada oficial. No ano seguinte, conseguiu a sua melhor posição de sempre, um quinto lugar, com uma emocionante vitória no Grande Prémio do Japão. O primeiro "homem da casa" a conseguir tal feito.


Abe ganhou mais duas corridas na sua carreira de Moto GP: Brasil 1999 e Japão 2000. Quando as 500 cc. se transformaram em Moto GP, e as motos passaram de dois para quatro tempos, Abe não conseguiu adaptar-se aos novos tempos. Sendo assim, decidiu no final de 2004 que era altura para outros desafios. Passou para as Superbikes, mas não conseguiu ganhar nas duas temporadas em que lá esteve. Este ano, estava a competir no "All Japan Superbike Championship", sempre pela Yamaha.


A sua carreira na Moto GP: 144 Grandes Prémios, três vitórias, 17 pódios, uma volta mais rápida. Um excelente piloto, sempre agressivo e carismático (Valentino Rossi reconheceu que ele era um dos seus ídolos), vai-se sentir bastante a sua falta.

Sem comentários: