quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Extra-Campeonato: Mourinho for England

"Go on – admit it. Unless you are a Man. Utd. fan, you would have loved Jose Mourinho as your manager. The raincoat, the bust-ups with an owner who knew nothing about the game, the cryptic, Cantona-style post-match ramblings … the man’s a football genius. And whoever you support, you have to admit José Mourinho is a class act. So who better to turn to for the vacant England manager job?"



É assim que começa a mensagem inicial do site do momento na Internet: http://www.mourinhoforengland.co.uk/. Este site, criado por um inglês, é a resposta que deu à eliminação da Inglaterra às mãos da Croácia, e que os colocou fora do Euro 2008, a disputar na Austria e na Suiça. Ele quer que 100 mil ingleses assinem uma petição para entregar a dois destinatários: a sede da F.A. (Football Assotiation, a federação inglesa), e à casa de José Mourinho, em Setubal. Tudo para convencer o treinador a aceitar o cargo mais importante de Inglaterra.



O cargo de seleccionador nacional da Inglaterra é dos mais atractivos do mundo, e dos mais ricos também. Quem o treinar, terá sobre si a pressão de 40 milhões de habitantes, que só uma unica coisa: ganhar. E neste caso é para ganhar um Europeu ou um Mundial, algo que não ganham desde 1966, quando o organizaram.



Outra pressão que vai ter que aguentar será a dos tabloides ingleses. Verdadeiros campeões de audiências, a sua abordagem absolutamente "sem vergonha" (de cunho nacionalista, assediaram sem dó nem piedade Sven-Goran Eriksson quando este esteve à frente da Selecção) pode ser um factor desestabilizador, não tanto para ele, mais mais para a familia.



Até agora, nada foi avançado en relação a esse assunto, Mas fala-se, e hoje, as noticias foram cada vez mais fortes, principalmente aqui em Portugal, que a FA já tem em cima da mesa uma proposta para treinar a Selecção deles.



Mas será que ele aceita? Ele sempre quis treinar clubes, e a Selecção nacional seria algo que poderia ser encarado numa altura de pré-reforma, e só a Nossa Selecção. Ele diz que quer mas é treinar em Espanha e Itália, do que estar numa situação em que só teria jogadores durante meia duzia de dias, seis ou oito vezes por ano, e de dois em dois anos, tê-los durante um mês inteiro, para treinar esquemas táticos para jogos a eliminar (ou como diz o Scolari, o "mata-mata").



Mas uma coisa é certa: a pátria do futebol moderno vive um paradoxo: a melhor Liga do mundo, e a sua equipa nacional vai ver o Euro 2008 pela TV... e muitos treinadores não querem o cargo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ah estes ingleses... Agora que não podem mais ir a Euro, querem um tecnico de ponta...Ave... Bem feito pra eles.

Anónimo disse...

Sem dúvida dois grandes golpes para a Inglaterra: fora da disputa no futebol e segundo lugar na F-1.

Em tempo, agradeço a indicação do blog.

abs

Anónimo disse...

Vote Mourinho... http://tiesplanet.blogspot.com

I wanna be Nuno Rogeiro disse...

Olha que dizer taxativamente que a oiga inglesa é a mais forte do mundo é algo perigoso, Speeder. Tirando o Man U, as outras equipas inglesas vêm-se sempre em dificuldade contra os grandes espanhóis e italianos (e incluo aqui o Liverpool)