sábado, 17 de novembro de 2007

Extra-Campeonato: Quando o futebol chega à cidade

Pois é. Hoje é um dia decisivo no apuramento para o Euro 2008 por parte de Portugal (e muitas outras selecções europeias). E essa caminhada para o Europeu, passa por Leiria, a minha cidade. Mais logo, pelas 21 horas, a Selecção Nacional vai receber a Arménia, num jogo que, em caso de vitória, ficariamos virtualmente qualificados para a competição.

Mas como soube agora que a Finlandia ganhou 2-1 ao Azerbeijão, temos mesmo que ganhar a eles na quarta-feira, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, para carimbarmos de vez (espero eu) a ida à nossa quarta participação consecutiva no Europeu de futebol. Portanto, torço por eles para que cumpram esse objectivo.


Infelizmente, não consegui arranjar bilhetes a tempo para ver o jogo. O que é pena, pois nunca tive oportunidade de ver de jogar ao vivo o Cristiano Ronaldo. Nos meus tempos de Coimbra, como estudante universitário, um dos meus melhores amigos era da ilha da Madeira, e enchia-me a cabeça com o seu conterrâneo. Na altura, não ligava nenhuma, porque o Cristiano jogava no Sporting (e eu sou do Benfica, tal como esse meu amigo!). Mas com o tempo passei a admirá-lo no Manchester United, e às suas fintas, e converti-me. Quem imaginou viver no tempo de Eusébio e cresceu com Luis Figo e Rui Costa (ainda hoje é o jogador favotrito da minha adolescência), nunca pensou em assistir, tão poucos anos depois, num fenómeno que arrisca a ultrapassá-los a todos eles. Mas é o que pode acontecer...


Hoje, Luiz Felipe Scolari vai estar fora do banco pela última vez, a cumprir castigo pela agressão ao Dragutinovic. Uma agressão que virou charge por parte dos humoristas do momento em Portugal, os Gato Fedorento. Eles dizem que Scolari "defende os seus mininos" e que "em Portugal, pingolim é matraquilho". Um fartote de riso. E boa sorte à Selecção, que merecem a qualificação!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vai Finlândia!!!!!!!!

Rogério Magalhães disse...

É, amigo Speeder... assisti ao jogo pela tv, depois de um melancólico jogo que não valia nada da minha Portuguesa (afinal, ainda estamos de ressaca por termos conseguido o acesso para a 1ª divisão do Brasileiro na terça)... foi chato o jogo, mas ao menos Portugal ganhou... e precisa agora apenas de um empate na quarta contra a Finlândia... ao fim e ao cabo, chegaremos à Eurocopa...