quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Uma petição para salvar um Autódromo

Na semana passada, soube pela Comunicação Social que o Estado Português, através da empresa Parapública, tinha colocado à venda o Autódromo do Estoril, por um preço inicial de 35 milhões de Euros. O Autódromo, inaugurado há 35 anos, e que recebeu a Formula 1 entre 1984 e 1996, é gerido pelo Estado desde 1999, que o colocou a funcionar depois de umas profundas obras de remodelação.


Ontem recebi uma mensagem no meu e-mail referente à venda do Autódromo do Estoril por parte do Estado português. João Sande e Castro, vereador da Câmara Municial de Cascais (concelho onde fica situado o Autódromo), decidiu colocar na Net uma petição contra a venda do Autódromo por parte do Estado, pois acha que quem a comprar, irá mais cedo ou mais tarde, fazer desaparecer em nome da especulação imobiliária, que é grande por aquelas bandas.


A petição precisa de quatro mil assinaturas para que a questão possa ser levada à Assembléia da República para que possa ser discutida pelos deputados da nação. Não sei se a ideia resulta, mas por mim, sou daqueles que acham que a venda do Autódromo é um erro, pois temos falta de pistas (durante muitos anos foi a única pista permanente de automóveis do país), e ver desaparecer uma pista emblemática para que se construam condomínios de luxo, que só fazem lucrar a entidade que comprar aqueles terrenos, mandando às malvas um serviço de utilidade pública, mostra até que ponto andam as mentes.


Sendo assim, decidi colocar aqui, na integra, a mensagem, e o endereço da petição para que vocês assinem. Já dei o meu contributo, e posso dizer que em poucos dias, já existe 2740 assinaturas, ultrapassando a metade dos necessários para que o assunto seja discutido no Parlamento.


"Exmos Senhores,


A Parpública lançou no inicio desta semana o processo de venda do Autódromo do Estoril. Considero esta situação um verdadeiro escândalo. O Autódromo é um equipamento de primordial importância para o desporto motorizado em Portugal e para o turismo na Costa do Estoril.


Não faz qualquer sentido o Estado vender equipamento público que está em funcionamento, permitindo que este a prazo seja desactivado e utilizado para especulação imobiliária.


É fundamental que todos aqueles que defendem a continuidade da pista do Estoril se juntem para impedir a venda do Autódromo.


Neste sentido, acabo de lançar uma petição na net dirigida à Assembleia da República para que seja de imediato suspenso o processo de venda do Autódromo. A petição necessita de 4000 assinaturas para ser aceite e discutida pela AR, pelo que solicito a vossa colaboração no sentido de rapidamente atingirmos este número.


A petição pode ser assinada em:


Agradecendo a vossa atenção e desde já me colocando ao dispor para qualquer troca de impressões que entendam útil,

João Sande e Castro

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais"


Meus amigos, assinar esta petição não é só um acto de amor ao automobilismo. É um dever cívico.

8 comentários:

Paulo Gouvêa Jr. disse...

Isso mesmo, já basta o que fizeram no Brasil com o autódromo de Jacarépagua. Que durante quase toda década de 80 sediou a F1.

Anónimo disse...

E dois belos trabalhos do Ayrton Cornelsen jogados no lixo pelos interesses imobiliários de uma minoria. Quem paga o preço são os brasileiros e portugueses.

Lauda

Blog F1 Grand Prix disse...

Que absurdo!! Eu, que já vi o autódromo de Jacarepaguá praticamente desaparecer, sei dos perigos da especulação imobiliária. Vou dedicar um espaço ao assunto no meu Blog também!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Olá Speeder76...

Obrigado pelo comentário no meu blog...
Eu venho periodicamente ao teu só que não comento muito.. ainda assim continua o bom trabalho, como não estou em Portugal muitas vezes é no Continental que leio as primeiras noticias sobre o desporto automóvel :)

Quanto à petição...
Lamento mas não posso assinar... O Autódromo do Estoril a mim não me diz nada... É a pura e simples verdade. Que fique claro que sou um adepto da fórmula 1 e dos demais desportos motorizados mas... o autódromo perdeu a F1 tinha eu 13 anos, ou seja... um catraio. Nessa altura eu nem ligava muito à F1. Como podes ver, eu, e outros como eu, cresceram a ver um autódromo em "ruínas", longe dos anos de glória, apenas adornado aqui e ali por competições esporádicas.

Tenho inveja de ti e de outros como tu, pessoas que conheceram o autódromo nos anos da F1, que vibraram em pista com os heróis perdidos de outros tempos... Quando o DTM visitou o Estoril eu fui ver, foi a primeira e única vez que visitei o Autódromo...Fiquei surpreendido com as parcas condições que o Autódromo oferece...e fiquei ainda mais surpreendido com a falta de público que lá estava...

Se o Autódromo passar para as mãos de privados pode acontecer a tal especulação de que falas, de facto é um risco. Se o Autódromo continuar nas mãos do Estado não vejo nada para o seu futuro a não ser uma morte lenta feita de competições caseiras e pouco mais.
Estamos a falar de riscos, riscos que temos de correr... Assim sendo, e porque hipocrisia já há neste Mundo que sobre, eu não assino a petição. Muito simplesmente porque estaria a mentir a mim próprio.. Não vejo de todo a manutenção deste Autódromo como pedra basilar da evolução do desporto automóvel em Portugal...

off topic...
Já li algures no teu bog que partilhas a mesma ideologia politica que eu (tb sou JSD).

jocasipe disse...

Já assinei (2707)! Acho inconcebível que o autodromo desapareça. Todos os anos vou lá 2 ou 3 vezes.

João Carlos Viana disse...

E eu que pensava que esses absurdos contra o automobilismo só aconteciam no Brasil...

Anónimo disse...

Está acontecendo (ou já aconteceu) com Jacarepaguá, no meu lindo Rio de Janeiro, e não duvidem que pode acontecer com Interlagos, caso a F1 deixe São Paulo.

Anónimo disse...

Caro Speeder_76,

Seu Blog é excelente! Passei um bom tempo lendo as matérias postadas. Gostaria de adicionar seu Blog aos meus favoritos. Se quiser, pode colocar o meu também.
Quanto à venda do Autódromo de Estoril, sem comentários. Quantas lembranças de ótimos duelos ocorridos lá. Deve ser idéia de louco.


Um abraço,

André Arrais