quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Keke Rosberg - A vida em imagens

No dia em que se comemoram os 59 anos de vida de Keke Rosberg, e 25 anos sobre o seu unico título mundial, acho bem fazer-se uma pequena exposição da sua vida erm imagens deste grande piloto finlandês... que nasceu na Suécia, e cujo filho, Nico, corre sob liçença alemã!


Quando tudo começou na Formula 1, pela Theodore, em 1978, no circuito sul-africano de Kyalami. Atrás dele, com o numero 24, outro estreante que iria mostrar-se muito nos anos 80: o americano Eddie Cheever.

Em 1979, a bordo da Wolf. Tinha aparecido a meio da época, para substituir James Hunt, que se tinha retirado. O carro não era muito fiável, e terminou a temporada sem sequer pontuar.

No inicio de 1980, a Wolf foi comprada pela Fittipaldi e a equipa brasileira usou pela primeira vez dois carros para correr. Foi aqui que o finlandês conseguiu os seus primeiros pontos, e tornou-se o substituto de Fittipaldi em 1981, quando este se retirou. Contudo, o ano foi mau e não conseguiu qualquer ponto.

Mas isso não impediu de ser contratado pela Williams, em 1982, para substituir Alan Jones. E de zero, consegue 44 pontos e o título de campeão mundial! Um grande feito, sem dúvida...


Aqui, ele comemora a sua primeira vitória, no Grande Prémio da Suiça (mais concretamente, no circuito francês de Dijon-Prenois...)



Em 1983, a bordo do seu Williams, luta para conseguir ser competitivo, numa altua em que os motores Turbo ditam a sua lei. Somente no final da temporada, na Africa do Sul, é que têm um motor Turbo, e vai ajudar a desenvolvê-lo nas duas épocas seguintes...


Já em 1985, onde ele consegue ganhar dois Grandes Prémios (Detroit e Adelaide) , consegue desenvolver o carro até a um ponto em que se torvava num carro vencedor. contudo, não fica para 1986, onde decide rumar para a McLaren.


Aqui vai ser a sua etapa final. Apesar de se ir embora aos 37 anos, no final da temporada de 1986, e com uma carreira de nove temporadas e seis vitórias, achou que tinha ido "demasiado cedo". E nos anos seguintes, iria provar isso mesmo em outras categorias, como os Sport-Protótipos (na equipa oficial da Peugeot), e no DTM (a bordo dos Opel da Team Rosberg)


Nos anos 90, tornou-se também em manager dos diversos pilotos finlandeses que chegaram ao universo da Formula 1. Primeiro, ajudou Mika Hakkinen, depois foi "manager" de J.J. Letho, e nos últimos tempos segue a carreira do seu filho Nico Rosberg, actualmente na Williams.

Sem comentários: