segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Noticias: Ford confirma Latvala como substituto de Gronholm

Com a retirada do finlandês Marcus Gronholm do WRC, era de esperar que o seu compatriota Jari-Matti Latvala fosse o seu natural substituto na equipa oficial da Ford, e foi isso que aconteceu. Ele e Mirko Hirvonnen vão ser em 2008 os pilotos oficiais do Ford Focus WRC.

Jari-Matti Latvala é mais um "finlandês voador" da nova geração. Filho de Jari Latvala, campeão finlandês de Ralies do Grupo N em 1994, tem apenas 22 a nos de idade (nasceu a 3 de Abril de 1985, na Finlândia). A sua estreia nos ralis deu-se em 2001 com um Toyota Corolla GT. Em 2002, com apenas 17 anos, apareceu no Mundial de Ralies, conduzindo um Mitsubishi Lancer Evo 6 no rali de Inglaterra.


No ano seguinte corria ao volante de um Toyota Corolla WRC no Rali da Finlândia e no Mundial WRC era apoiado pela Stobart, de Malcom Wilson, que lhe confiou um Ford Focus WRC02 em 4 ralis. Começava aqui a ligação à Ford, e começava o mundo dos ralis a conhecer um finlandês muitíssimo rápido, mas que na maior parte das vezes... acabava fora de estrada.


Entre 2004 e 2007, Latvala aprendeu muito e evoluiu o suficiente para não perder rapidez, e a sair menos de estrada. A segunda fase da temporada passada, ao volante do Ford Focus WRC 06 da equipa Stobart foi muito boa, mostrando a sua consistência e a ser dado como o sucessor natural de Marcus Gronholm na equipa oficial, o que acontece agora.

Sem comentários: