quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A(s) minha(s) image(ns) do dia

Como hoje é um dia importante para o automobilismo português, não consegui encontrar imagens de testes anteriores. Mas enquanto procurava alguma imagem de testes com tugas, encontrei estas imagens, de Vittorio Brambilla com o Alfa Romeo 179 em Watkins Glen, em 1979, e lembrei-me de um artigo que o Autosport colocou há duas semanas, sobre os "doidos da Formula 1".


Vittorio e o seu irmão Ernesto (Tino) Brambilla eram duas personagens bem conhecidas em Monza, terra onde cresceram. As suas corridas "caseiras" eram lendárias, tendo uma delas acabado com Vittorio "todo partido" porque Ernesto, que tinha chegado antes, decidira fechar a cancela da garagem que eles tinham e que era a linha de chegada das corridas que faziam!


Mas a história que quero contar, leva-nos aos anos 70: um dia, o serviço de autocarros (onibus) de Milão decidiu fazer greve. Sabendo que iriam haver poucos autocarros a circular naquele dia, Vittorio e Tino "pediram emprestado" um e encheram-no de passageiros. Estes nada desconfiaram até que este chegou ao Circuito de Monza e... entrou em pista!


E porquê fizeram isso? Ora, um apostou ao outro que não eram capazes de fazer uma volta de autocarro em menos de quatro minutos! Os passageiros entraram em pânico, excepto um velhinho de 80 anos que se divertia à grande... Tino tentou primeiro, mas não conseguiu, logo, foi a vez de Vittorio. Este estava quase a conseguir ganhar a aposta quanto se virou perto da Curva Ascari...


E falam dos sustos que os outros apanhavam quando iam à boleia do Gilles Villeneuve...

1 comentário:

João Carlos Viana disse...

Que história louca!
Tinha feito um bio do Vittorio, mas nunca tinha ouvido falar dessa passagem de sua carreira.