sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

David Richards diz que Prodrive F1 é inviável

David Richards disse hoje atira com a toalha para o chão, pois o seu projecto de dois anos, para construir a sua equipa de Formula 1, tornoiu-se inviável. Em entrevista à Autosport inglesa, Richards afirmou que a sua ideia de adquirir chassis à McLaren não foi para a frente porque queria que o actual Pacto de Concórdia fosse modificado no sentido de permitir tal coisa.


«De acordo com o novo Pacto da Concórdia toda e qualquer equipa que pretenda entrar na F1 terá de construir o seu próprio monolugar, e isso é muito complicado para uma equipa que está no começo. Continuo à espera duma decisão final, mas para já há pouco que eu possa fazer para dar a volta ao actual estado de coisas», afirmou um desiludido Richards.


«Eu tentei demover algumas pessoas de contrariar as minhas ideias, mas não foi possível, pelo que agora não há mais nada que possa fazer. Nunca disse que iria construir o nosso próprio carro. Vai haver uma reunião da FIA com as equipas, pelo que vamos ver o que acontece.», concluiu.


David Richards afirmou também que o actual fosso entre as equipas grandes e pequenas na actual Formula 1 é inaceitável para os adeptos actuais da Formula 1: «Hoje em dia as grandes equipas, que têm à sua disposição recursos quase ilimitados dominam tudo com grande facilidade, e o fosso que criam para as equipas pequenas não é bom para a disciplina. Penso que abrir a possibilidade da aquisição de monolugares cliente era um bom caminho, pois daria às equipas pequenas a possibilidade de serem mais ou menos competitivas e ainda assim financeiramente viáveis. Seria lá que poderíamos ver jovens pilotos progredir nas suas carreiras.»


Agora que se sabe do projecto frustrado da Prodrive, pergunta-se como foi possivel a FIA ter escolhido um projecto que claramente apostava numa tática diferente do panorama actual. Em que o "Tio" Bernie e o "Tio" Max pensavam quando escolheram a Prodrive em deterimento de outros projectos, alguns deles com história nas categorias de acesso à Formula 1, e com maiores garantias de sucesso?

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Tinha muita equipe que poderia dar certo, eles fizeram justamente a escolha mais absurda. Escolheram o time que precisava mudar o pacto de Concórdia para estrear na categoria. O Mosley não pensa, impressionante...

kimi_cris disse...

Parece que não vamos ter 12 equipas , mas pronto paciencia.
DEscobri uma coisa sobre o MP4-23, vai ao meu blog e vê.

Saudações Desportivas!
Kimi_Cris