sábado, 9 de fevereiro de 2008

Apresentado o novo Autódromo do Algarve

Hoje foi o dia do Autódromo do Algarve se apresentar ao mundo. Numa cerimónia em Portimão, onde estiveram presentes o Ministro da Economia, Manuel Pinho, e o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, foi hoje apresentado o complexo do Parkalgar, situado nos arredores de Portimão, um projecto avaliado em 115 milhões de Euros, permitindo criar, quando tudo estiver concluido, 1500 postos de trabalho.


Concebido como um parque tecnológico, mas virado também para o turismo, com a construção de um hotel de cinco estrelas e 160 apartamentos turisticos, vai ter um autódromo com capacidade para 115 mil pessoas, com a possibilidade de ser usado em 64 configurações diferentes, e um "paddock" de 82 mil metros quadrados (que o tornaria no maior da Europa). O projecto, pensado desde 2000, terá fundos exclusivamente privados, e é um projecto PIN (Projecto de Interesse Nacional).


As obras do Autódromo estão a todo o vapor, prevendo-se que tudo esteja concluido este mês de Outubro, a tempo de albergar a última etapa do Mundial de Superbikes, bem como uma prova dos Turismos Portugueses (PTCC). Contudo, o objectivo é que a FIA conceda ao Autódromo uma homolgação de Grau 1, com capacidade para acolher a Formula 1. Nunca o regresso da Formula 1 a Portugal esteve tão próximo...


Na cerimónia de apresentação, Laurentino Dias afirmou-se esperançado que este projecto traga de volta das grandes competições: "No final do ano estará apto a receber as melhores corridas do mundo. É uma esperança enorme para o desporto em Portugal, a promoção dos pilotos e do turismo", arirmou em declarações captads pelo jornal "Record".


Entretanto, a Parkalgar já anunciou que tem um acordo verbal com Tony Teixeira, o luso-sul africano patrão da A1GP, no sentido de se instalar ali toda a componente tecnológica da competição. Um desses exemplos seria a construção dos chassis.

Sem comentários: