domingo, 24 de fevereiro de 2008

Extra-Campeonato: Em noite de Oscares...

... falo dos Razzies!


Num dia em que não se fala de outra coisa senão dos melhores filmes do ano, é tempo de dar tempo de antena ao que de pior de fez em Hollywood. Muitas das vezes, nem é a má qualidade do filme que está em causa, mas sim o desempenho dos actores, especialmente aqueles que estão constantemente nas primeiras páginas das revistas cor de rosa (e não só).

O criador dos Golden Rabesperry Awards é um americano, John Wilson, que um dia, em 1980, foi ver dois filmes que ainda hoje considera "os piores de sempre": Xanadu, com Olivia Newton John e Gene Kelly e Can't Stop The Music, com... os Village People. Sendo assim, começou a fazer uma festa em casa, a gozar com os Oscares e a nomear os piores do ano. Quatro anos mais tarde, a coisa se tornou conhecida, quando transferiram a data para a véspera dos Oscares, atraíndo a atenção da imprensa.



«A nossa ideia é simples: virar do avesso o conceito dos Óscares, premiar os piores do ano no cinema e deitar-lhes a língua de fora» disse Wilson, numa entrevista publicada hoje no Diário de Noticias. A cerimónia é um sucesso tal que raramente consegue ver filmes bons. «Estou tão ocupado a ver maus filmes o ano todo, que quase já não vejo nenhum bom. Só vi ainda um dos cinco candidatos a Melhor Filme nos Óscares.»



Este ano, duas personalidades estiveram em destaque: Lindsay Lohan e Eddie Murphy. Lohan, que é mais noticia pelas suas farras, desintoxicações devido a alcoól e drogas, fez "I Know Who Killed Me", e foi nomeada para oito Razzies, ganhando duas (o seu papel era duplo). Para além disso, ganhou o Razzie para Pior Dupla (as gémeas que ela faz no filme).



Quanto a Eddie Murphy, pelo seu triplo papel em "Norbit", ganhou... três Razzies. Um para Pior Actor, outro para Pior Actor Secundário e o terceiro para... Pior Actriz Secundária!



Ao longo da história dos Razzies, há muitos actores e actrizes que fazem parte da história destes prémios: Sylvester Stallone, Madonna, Sharon Stone, Nicolas Cage, Adam Sandler, Pauly Shore, Ben Affleck e John Travolta são alguns dos actores e actrizes que mais ganharam os Razzies para Piores actores e Actrizes. Stallone tem o recorde de nomeações: trinta. Madonna ganhou um recorde de seis "Razzies", enquanto que até George W. Bush se tornou no primeiro Presidente a ganhar um Razzie, pelo seu "papel" no filme de Michael Moore "Farenheit 9/11".



Normalmente estes prémios não são aceites pelos contemplados. Raramente eles aparecem, mas há excepções: Ben Affleck, em 2003, ganhou um Razzie pelo filme "Glgli" (entre outros) e aceitou-o uma semana depois, no "Larry King Live", onde ele o destruiu. Os restos foram vendidos no EBay, que valeram o suficiente para pagar a cerimónia do ano seguinte... e sobrou!



A segunda excepção é Halle Berry, pelo seu papel em "Catwoman", em 2004. Dois anos depois de ter ganho o Oscar, ela alegremente foi à cerimónia, e aceitou o prémio. O fundador, John Wilson, afirmou mais tarde na BBC que "raramente se vê um gesto daqueles em Hollywood".

Sem comentários: