quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Extra - Campeonato: O Dia dos Namorados

Se você está a ler isto noutro planeta, ou vive completamente isolado no mundo, então não sabe que hoje é o Dia dos Namorados. Mais concretamente, é o dia do seu parono, São Valentim, um bispo do século III a quem lhe cortaram a cabeça neste dia, por se ter oposto a um Imperador romano, que, em tempo de guerra, tinha colocado uma lei a proibir os casamentos.

A história pode ser muito gira, mas hoje em dia, como em todas as ocasiões festivas da actualidade, o que se vê por aí é "marketing": os restaurantes fazem descontos para casais apaixonados, as lojas colocam todo o tipo de bugigangas para que ele (ou ela) compre e ofereça à sua cara-metade. E não se esqueçam dos hoteis... em suma, o espírito da coisa já foi desvirtuado.

A minha crítica para com este dia não é tando por "dor de cotovelo" por não ter namorada, é mais pelo mercantilismo da coisa, e dos anuncios que nos bombardeiam, hora sim, hora não, as nossas cabeças. Eu sou daqueles mais "old fashion", onde o Dia dos Namorados é quanto um homem (ou mulher) quiser, onde a espontaneidade é regra e não excepção. Se oferecer um jantar romântico no dia 14... bah! É como oferecer presentes na véspera de Natal. Agora, se oferecerem um jantar romântico, uma "lingerie" preta ou um fim de semana num hotel, com tudo pago, e não se comemorar nenhum dia em especial, isso sim, é romantismo (e umas boas quecas...)

Reparem: se não tiver dinheiro, ou estiver em viagem, sem poder estar com a namorada/mulher/amante, como comemoraria esse dia? Só mandando um SMS ou telefonar para ela e dizer o quanto gosto dela. Os gestos são tudo, e não o tamanho do cheque...

Já fui mais hostil em relação a este dia, mas chegada a uma idade mais madura, e com algumas experiências de vida, pode-se dizer isto: o amor é lindo, e este é um belo dia. Mas dispensava a publicidade... E aos que são bafejados no amor, Feliz Dia de São Valentim! E que mandem umas boas quecas/transas/pranchadas/pinadas...

1 comentário:

L-A. Pandini disse...

Speeder, só para registro: no Brasil, o Dia dos Namorados é 12 de junho. Razão? Não sei... Abraços. (LAP)