terça-feira, 4 de março de 2008

As minhas cem mil visitas, por Ron Groo

Ontem à noite, apanhei o Ron Groo no MSN, onde matamos um pouco as saudades, pois já não falavamos há algum tempo. Entre conversas, ele falou que escreveu um texto a respeito dos meus 100 mil visitantes, establecendo um paralelismo a um acontecimento há quarenta anos atrás. Um gesto de coragem num Brasil mergulhado numa ditadura tenebrosa.


Vladimir Palmeira era o lider da União Metropolitana dos Estudantes, no Rio de Janeiro. Simpatizante de esquerda (mais tarde foi um dos fundadores do PT, juntamente com Lula da Silva), já tinha sido preso no ano anterior. Então, a 24 de Março de 1968, um confronto entre estudantes e a policia causou a morte de um estudante, Edson Luis de Lima. O funeral foi uma oportunidade para manifestar a oposição ao regime militar, e outras surgiram, até ao dia 26 de Junho desse ano, quando mais de cem mil pessoas manifestaram-se no centro da antiga capital federal. Foi a maior demonstração pacífica até então.


A manifestação acabou pacificamente, mas os militares responderam como sabiam: reprimindo. A 13 de Dezembro desse ano, depois de vários incidentes mais ou menos graves, o regime militar institui o Acto Institucional Numero 5, que passou para a história como uma das leis mais infames que o Brasil jamais teve, e que mergulhou o país nos "Anos de Chumbo", que acabaram em 1979, com a abertura politica, o regresso ao pluripartidarismo e a Amnistia para os presos politicos. Em 1985, a democracia volta plenamente ao Brasil.

Bom, terminada a aula de história, passo ao texto que o meu amigo Ron Groo escreveu em homenagem a mim e a este humilde blog. Bem haja, Ron!

"Cem mil visitas... Veja bem o numero é grande e redondo: 100.000. Uma marca para poucos. Um numero impressionante.



Poucos reuniram tantos em torno de uma só idéia.


Paulo Alexandre Teixeira, o Speeder_76, reuniu este numero maiúsculo em torno de seu blog, de seu espaço particular em que fala sobre corridas, de política de vida enfim – que tudo isto se confunde em algum ponto da jornada.


Além dele pouquíssimos a bater esta marca merecem realmente menção. E um deles é Vladmir Pameira e sua hoje legendária ‘Passeata dos Cem mil’.


Mesmo da clandestinidade, com a ajuda de alguns amigos é claro, organizou-a, pensou-a e a fez executar-se. Eram tempos duros e difíceis.


Quando eram mais ou menos 3 da tarde, uma multidão de cabeças era vista na avenida. Mil, dez mil, 100 mil se calhassem, e todos marchando com tensão e medo. Eis que um carro surge, e dele desce aquele menino, moleque vinte e tantos anos. Trepa num poste e começa a falar:


"-Estamos cansados! Vamos nos sentar!" - E todos sentaram.


Ele falou por alguns minutos, não mais que 40 não menos que trinta, mas pareceu uma eternidade. Disse que era 'preciso organização. Disse que era preciso coração. Que a liberdade nasce dentro de cada um, mas aflora quando a multidão pede.'.

Aos dois, nossas honras, aos dois nossos parabéns e que mesmo sendo assuntos tão distintos, tiveram em algum ponto a sua intersecção. Que não se separem. Que liberdade e qualidade sigam para mais cem mil. Rumo ao milhão que não tarda e é merecido.


Já vi e li muita coisa. Mas não posso deixar de passar em claro este texto de homenagem. É nestes gestos que se pode dizer que vale a pena continuar. Ao milhão e mais além!

4 comentários:

Priscilla Bar disse...

PARABÉNSSSSSSSSSSS!!!!huhuhuhuhuhu

Quanto ao vídeo...Arrepiei!

bjs

AC disse...

Ainda não consegui descobrir onde é que tiraram a foto, presumo no entanto de que se trata de uma tasca coimbrã.

Octeto Racing Team disse...

Belo texto!!!!

E como disse Ron Groo, você merece !!!

Parabéns, mais uma vez, pelas 100.000 visitas!!!!

O video é maravilhosooo!!!Obrigada!
O título dele já diz tudo né??

Bjinhoss do Octeto

Tati

Viva Elvis Brasil disse...

Ficou ótimo mesmo o texto, aliás, eu te mandei e-mails e nao obtive resposta sobre como vc queria, mas agora que li o do Groo... sei se tenho coragem de mandar nao hahahahahhaahhaha