sexta-feira, 21 de março de 2008

Jean Todt, futuro presidente da FIA?

Como sabem, esta semana a Ferrari anunciou as suas mudanças a nivel de directoria, e uma delas é a "reforma" de Jean Todt como director desportivo da marca, significando de uma certa forma, o final de uma era dominadora, cujos outros dois vértices deste triângulo eram Michael Schumacher (reformado), e Ross Brawn (agora na Honda).

Agora pensam: o que fará o "pequeno Napoleão", depois de uma carreira que começou como navegador de Ralies, passado para ser director desportivo da Peugeot, primeiro nos Ralies e depois nos Sport-Protótipos (vencendo as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Sport-Protótipos em 1992), e acabando como director-desportivo da Ferrari (desde o dia 1 de Julho de 1993)? O AC, do Blogtorsport, deu uma ideia que não pode ser de todo menosprezada: candidatar-se a presidente da FIA.

Então e porquê? Vejamos: Max Mosley está na FIA desde 1991 (17 anos), substituindo outro "dinossauro", de seu nome Jean-Marie Ballestre (1979-91). Tem como grande aliado Bernie Ecclestone, que esse tem toda a sua vida investida no automobilismo. Só um exemplo: sabiam que ele tentou qualificar-se como piloto no GP do Mónaco de 1958?

Pois bem: Bernie tem 77 anos, e Max é dez anos mais novo. Mas andam por aqui há uns valentes anos. Até acho que andam aqui há tempos demais. Acho que é altura de dizer a ambos que é altura de merecerem uma agradável reforma. Já ganharam dinheiro suficiente para sutrentar três gerações das suas familias...

Mas como este cargo tem uma espécie de "poder absoluto", quase como se fossem os representantes do "Rei Sol" do século XXI, temo que saiam somente quando morrerem. Contudo, Max Mosley tem uma boa chance de ficar bem na história, que é de não se recandidatar a mais um mandato. Apoiar Todt, caso ele queira o cargo, até seria bonito. Mas acho que tal coisa, a acontecer, iria mais para os lados de Flavio Briatore, que esse tenta disfarçar (mal e porcamente) tais ambições.

Não sei se isso acontecerá, mas uma coisa é certa: Todt é uma reserva moral. Não tem feitio para ficar parado e tem aliados de peso...

4 comentários:

kimi_cris disse...

Seria uma boa aposta para presidente da FIA, e Max Mosley no lugar de Bernie.

Loucos por F-1 disse...

Pala experiência do Jean Todt seria até uma boa, mas por ele já estar a tanto tempo na Ferrari acho que seria uma boa ideia. Suas decisões poderim criar polemicas e tal.
Acabei de criar meu blog, se possível de uma passada lá pra dar uma força.
Abraços!!

Leandro Montianele

Anónimo disse...

Se tivesse poder de voto eu votaria nele. Qualquer um que tenha vivido o dia a dia das pistas é melhor que aquela mumia que preside a entidade agora...
Que venham as eleições

Anónimo disse...

o anão como presidente da fia?, enquanto ele lá tivesse não havia campeonato que escapasse á ferrari.