domingo, 6 de abril de 2008

Formula 1 - Ronda 3, Bahrein (Revista da Blogosfera)

Como sempre, a Revista da Blogosfera vai seleccionar o que de melhor se passou neste Grande Prémio, provenientes da Blogosfera em português (ou em outras linguas...). Aqui veremos como trataram Felipe Massa, Lewis Hamilton, Robert Kubica e outros intervenientes.

"Felipe Massa se recuperou com estilo. Largando do segundo lugar do grid, o piloto brasileiro tomou a ponta logo na primeira volta e não foi ameaçado até o fim, vencendo o Grande Prêmio do Bahrein deste domingo com bastante autoridade. Completando uma dobradinha tranqüila para a Ferrari, Kimi Raikkonen veio na segunda posição, com o pole position Robert Kubica fechando o podium. Por sua vez, a McLaren e Lewis Hamilton tiveram um dia para esquecer."
Gustavo Coelho, Blog F1 Grand Prix

"Se o apoio dado pelos pais e pela esposa fizeram efeito e a 'ajudinha divina' que a mãe de Felipe evocou ao rezar o terço nos boxes da Ferrari tiveram a ver com a performance do brasileiro não se sabe, mas o fato é que Massa foi impecável no Bahrein na conquista de sua sexta vitória. Ao contrário de Hamilton. Em um final de semana infeliz, apanhou de Kovalainen em termos de classificação e de controle do carro, acabou ficando para trás na largada, enroscou-se com Alonso, terminou a prova na longínqua 13ª posição e ainda viu a liderança do campeonato sair de suas mãos para ficar de posse de Raikkonen - totalmente apagado por Felipe nos três dias em Sakhir."


"Lewis Hamilton teve mais um dia de cão. Após uma largada ruim, perdeu diversas posições e acabou se chocando com a Renault de Fernando Alonso em uma cena de pura trapalhada. Com o bico avariado, precisou retornar aos boxes. Jogou a corrida fora.
(...)

No topo do pódio, Massa se redimiu das críticas disparadas pela imprensa. Agora é prosseguir com a recuperação nas próximas etapas. Em mais um fim de semana conturbado para o Hamilton, Kimi Raikkonen facilmente assumiu a liderança do Mundial; possui 19 pontos. A regularidade de Nick Heidfeld neste princípio de temporada faz dele o vice-líder agora. Kubica empata nos 14 pontos com os pilotos da McLaren. Massa é o sexto, a 9 pontos do companheiro. A classificação anda disputadíssima..."
Felipe Maciel, Blog F-1

"Aguardo o GP da Espanha com ansiedade, porque é lá que teremos a noção exata do que a BMW será capaz nessa temporada. Pelo que se viu em Sakhir, a equipe pode se intrometer na disputa entre Ferrari e McLaren, mas é preciso saber se o desempenho foi eventual. Sendo Montmeló um circuito no qual as equipes testam muito durante toda a pré-temporada, todos já sabem como seu carro se comporta lá e trabalham com acertos adequados. A chance de zebras lá é nula e se a BMW andar no ritmo da Ferrari, deixando McLaren para trás, como hoje, estaremos diante da segunda força do campeonato."
Ivan Capelli, Blog do Capelli



"Foi um fim de semana perfeito para Felipe Massa. Ou quase, pois ele não encaixou uma volta perfeita no treino classificatório e perdeu a pole-position para Robert Kubica. Posição que retomou tranqüilamente após uma largada perfeita, mesmo do lado sujo da pista. Foi o prelúdio de uma exibição de gala, em que o brasileiro respondia tranqüilamente a cada volta rápida feita por Kimi Raikkonen. Uma vitória maiúscula.

A lógica vista nas duas últimas corridas, na Malásia e no Bahrein, aponta que a briga pelo título ficaria restrita apenas aos pilotos da Ferrari, que têm à disposição um carro muito mais rápido que todos os outros em ritmo de corrida. Mas qualquer lógica na Fórmula 1 tem prazo de validade muito reduzido. A partir da semana que vem, as equipes se reúnem para testes coletivos em Barcelona e todas elas trarão uma série de upgrades para seus carros. É grande a chance desta distribuição de forças ficar completamente embaralhada.

Seria ótimo. Porque à luz do péssimo desempenho ferrarista na abertura do Mundial em Melbourne, a tabela apresenta um equilíbrio absoluto entre a equipe italiana, a BMW Sauber e a McLaren. Se continuasse assim até o final da temporada, teríamos uma das disputas mais emocionantes da história. Numa época em que respeitáveis senhores se despem para apanhar em orgias de cunho aparentemente nazista, seria um bálsamo enorme para a Fórmula 1."
Luiz Fernando Ramos, Blog do Ico



"SÃO PAULO (farão falta) - O barbeirão do dia foi Lewis Hamilton. Além de largar muito mal, bateu bisonhamente em Alonso (corrigido, corrigido!), perdeu o bico e a pose. E a corrida, claro. Ficou lá atrás e teve muitas dificuldades para passar qualquer carro. Atrás de Fisichella, por exemplo, empacou por 200 voltas.Foi sua pior corrida na F-1? Talvez. É que no ano passado ele cometeu alguns erros graves que lhe custaram o título na China e no Brasil, e por isso é difícil apontar esta prova como a mais desastrosa. Mas foi bem ruim, e começou a sê-lo na sexta-feira, com a batida nos treinos livres.Fato é que Lewis não é o mesmo do ano passado. Seria a falta de Alonso ao lado para dar uma certa estabilidade técnica à equipe.
A conferir nas próximas provas."
Flavio Gomes, Blig do Gomes

"Que grande corrida para o Massa, não só porque ganhou mas também pelo golpe de luva branca que deu em todos os que nas últimas duas semanas o tentaram enterrar vivo. Ganhou com autoridade, não dando hipóteses a ninguém (principalmente ao Kimi) e sacudiu a pressão de cima, ressuscitando para o campeonato. Afinal o brasileiro tem mais fibra do que se poderia imaginar e quando a aderência não for um problema pode uma palavra a dizer na disputa dos primeiros lugares. Muito Bom.
Muito bem também o Kubica, que sendo feio que nem um mocho é rápido que nem uma bala. Está feito um pilotaço.
O Kimi andou adormecido durante todo o fim-de-semana e mesmo assim ainda deu para o segundo lugar. Já está na frente de um campeonato, que muito dificilmente lhe escapará.
A McLaren sofreu hoje a primeira vergonha de muitas que a BMW lhe vai pregar no resto da temporada. O Kovalainen fez o que o carro permitia e o Hamilton começa a cair na banalidade, demonstrando que não há milagres e que é humano como os outros, sendo que hoje errou mais do que os outros todos. (...)"


"Enfim, chegou a hora dele [Robert Kubica] marcar uma pole e ir para a largada. Falta agora ganhar uma corrida, quebrar a barreira da vitória e se inscrever no seleto grupo de pilotos que ganham GP´s. Sua largada foi fraca, perdeu a posição para Massa e também para Raikkonen, porém não foi incomodado senão por seu companheiro de equipe Heidfeld.
A decepção da prova foram as McLarens de Kovalainen e principalmente de Lewis Hamilton, que além de largar muito mal ainda cometeu a barbeiragem de acertar a traseira do carro de Nelson Ângelo... (na realidade, foi no Fernando Alonso...) Aposentadoria para David Couthard.
Não que a corrida tenha sido emocionante. Não foi. Tivemos momentos muito chochos de um tédio pleno, e não foi porque um piloto brasileiro venceu é que vou dizer que foi a maior maravilha. Nelson Ângelo fazia uma corrida correta até ter problemas com o cambio. Aposentadoria para David Couthard.
Rubens Barrichello terminou a prova em décimo primeiro, atrás do bi-campeão mundial chiliquento e que faz as sobrancelhas, mas pilota muito Fernando Alonso. Rubinho até tentou ultrapassar o Asturiano, mas o carro da Honda ainda não esta no mesmo nível da Renault – que também não é lá estas coisas – e quando pegava trechos de reta ficava muito para trás. Mas a Honda promete um pacote praticamente novo para a fase européia, assim como a Renault. Aposentadoria para David Couthard.
Vettel ficou na primeira volta. E Jason Button foi acertado pelo fóssil que anda. David Couthard se tornou uma chicane ambulante. Sou será que o elo perdido da F1 tem Parkinson e não consegue manter o carro em linha reta? Outra hipótese é ter se formado condutor nas auto escolas brasileiras, que não ensinam a dirigir e assim a parar e estacionar, já repararam que a prova que vale mais pontos e a única que reprova é a da baliza? Aposentadoria para David Couthard.
Fossil em ação, tadinho do Button Agora é esperar a corrida da Espanha e ver como fica a situação na McLaren, se reage ou não. Se a BMW se consolida entre as grandes, só lembrando que agora eles lideram o campeonato de construtores, se Massa vai continuar se recuperando a ponto de poder mesmo disputar o titulo contra Kimi, que em minha opinião é o mais forte candidato ao titulo deste ano.
E para terminar: APOSENTADORIA PARA DAVID COUTHARD, INSS NELE!"
Ron Groo, Blig do Groo

Feito Jacky Ickx e Gilles Villeneuve
"Massa vence pela sexta vez de ponta a ponta, sem brigar por posição e com o melhor carro de Formula 1 do mundo. E foi mesmo, já que ele afirma ter tido um carro perfeito, mas a outra F2008 estava com um acerto precário. Alegrem-se enquanto der.
(...)

Porque feito Ickx e Villeneuve? O número de vitórias é o mesmo, mas creio que ele irá vencer mais uma ou duas este ano, quem sabe até três. O que quis dizer é que Ickx e Villenuve também foram grandes talentos e pilotos da Ferrari… e nunca foram campeões."
Mario Bauer, GP Insider

Sem comentários: