segunda-feira, 26 de maio de 2008

Formula 1, Ronda 6, Monaco (Revista da Blogosfera)

Numa corrida disputada no molhado, rodeado por guard-rails por todos os lados e sob o olhar de VIP's e a realeza propriamente dita, vamos a ver como foi comentada na blogosfera a vitória de Lewis Hamilton e a prestação de Felipe Massa e Kimi Raikonnen, entre outros. Aqui vai:


(...) "Já houve tempos em que na F1 havia uma classe de pilotos que rejubilava sempre que caíam umas gotas de água na pista, pilotos que faziam da fraqueza dos outros a sua força. Hoje só houve um piloto dessa estirpe, Adrian Sutil, que voltou a trazer emoção a uma F1 calculista, pragmática e muito previsível. Até as lágrimas lhe caíram bem, num piloto inconsolável após a barbaridade que o "barbeiro" Raikkonen lhe acabava de fazer. Conduzir um F1 "indiano" no quarto lugar da classificação do GP do Mónaco, a cinco voltas do final não é para todos, é só para pilotos com "eles" no bem sítio.

Hamilton ganhou e ganhou bem, mais uma grande corrida do inglês, que mesmo não sendo extraordinário à chuva, foi o mais constante de todos, acabando por ser premiado com erro de estratégia da Ferrari e ficar com o primeiro lugar.

Kubica também em bom nível, foi o único dos da frente que não errou, assim como Webber, no seu bom nível habitual até começa a passar despercebido. Muito bom para Vettel, Barrichello e Nakajima, todos eles com prestações inesperadas, de consistência, velocidade e inteligência, que lhes permitiram pura e simplesmente ridicularizar os companheiros de equipa.

Vergonha para Alonso, Heidfeld, Rosberg, Glock e acima de todos Raikkonen. Inacreditável como um campeão do mundo pode fazer uma prova tão triste, em que desde o arranque até ao final em que "ceifou" o Sutil, mostrou sempre uma incapacidade gritante de andar minimamente depressa. O Iceman hoje derreteu nas ruas do Mónaco."


Positivo - Lewis Hamilton foi o grande vencedor, mas o destaque positivo da prova não poderia ser outro que não Adrian Sutil. O jovem alemão não faz um bom campeonato, mas conseguiu andar a corrida toda entre os ponteiros, no seco e na chuva, com uma frágil Force India. Chegaria num impressionante quarto lugar e não merecia abandonar nas voltas finais, atingido por um Raikkonen desgovernado. Mas a F1 nem sempre é justa.

Negativo - Ferrari. Conseguiu, surpreendentemente, preparar um carro que podia bater a McLaren em Mônaco. Mas, mesmo largando com dobradinha na primeira fila, levou um banho histórico da equipe rival. Erros operacionais acabaram com a corrida de Raikkonen e erros de estratégia relegaram Felipe Massa ao terceiro lugar. Ross Brawn faz muita falta.

Ivan Capelli - Blog do Capelli


Mônaco não perdoa erros.

A Ferrari errou e tirou o segundo lugar de Felipe Massa.

O primeiro quem tirou foi a Mclaren mesmo.

Mônaco força aprender com os erros.

Lewis errou, mas teve sorte e competência para continuar na prova e se aproveitar dos erros da Ferrari para vencer.

Mônaco premia quem não erra.

Kubica não errou e teve como prêmio o segundo lugar.

No principado isto não é pouco!

Mônaco não é para meninos: Sebástien Mané, Nico (ou Nica?) Rosberg e Timo Glup que o digam!

Mônaco não é para velhos: Couthard só fez porcaria – como sempre - e daqui para frente nem vou mais pegar no seu pé. Sem alusão nenhuma a corrida de hoje: é chover no molhado. Vai jogar bingo velho!

Fazer a pole e largar bem não foi o suficiente para Massa inscrever seu nome no rol de ganhadores nas ruas do Principado. Desconte as condições da pista – que no frigir dos ovos eram iguais para todo mundo – o erro na Saint Devote foi um dos pontos cruciais para que ele não vencesse. Some-se a isto a entrada do ‘safety car’ após o acidente imbecil do fóssil, ao erro estranho da equipe e a competência de Hamilton e então terá um terceiro lugar. Pelo campeonato, está de bom tamanho. Para o currículo, vai ficar faltando ao menos até o ano que vem.

Vamos tratar dos erros: Kimi errou? Sim, errou, mas ter tirado Adrian Sutil da corrida foi mero acaso.A apatia desta vez vai ser confundida com cautela, pista molhada e tal... Não penso desta forma.Por mais que Lewis tenha largado bem, o fato de Raikkonen nem ter brigado para manter a segunda posição foi determinante. Duvido que Lewis tivesse culhões suficientes para tenta passar o piloto numero um em condições normais, quanto mais em pista molhada. Há de se lamentar pelo piloto da Force Índia, que chorou dentro dos boxes como Vettel chorou ano passado no Japão quando Lewis Hamilton fazia um brake test atrás do ‘safety car’ o tirou do segundo lugar da prova. (...)

Ron Groo, Blig Groo


"Hamilton é o mais novo vencedor de Mônaco. Venceu com propriedade, taxativamente, mas não foi o melhor piloto da corrida o tempo inteiro. Fora o já mencionado Sutil, Massa estava inalcançável durante a chuva. Mas Kubica, sem dúvida, estava um passo à frente de todos.

Hamilton venceu pela estratégia e pelo clima. Chovesse, Massa venceria. Ou, quem sabe, o polonês. Mas não foi uma vitória sem méritos, afinal, o britânico passou por momentos de aperto no início da corrida. O mais evidente foi quando estabacou (estabacar, vi ou vt: “bater na curva Tabac”) sua roda traseira direita e, por sorte, não quebrou nada. A mesma sorte teve Fernando “Gilles Villeneuve” Alonso, que nos premiou com arroubos de agressividade e percalços – menção honrosa a Glock, que talvez tenha deixado mais partes de seu carro pela pista do que qualquer outro.

Aí está, portanto, a primeira de Hamilton em Mônaco. Ele dirige uma McLaren, tem capacete amarelo, gosta de Monte Carlo e seu nome rima com ‘Ayrton’. Ainda é cedo, muito cedo mesmo, mas uma pergunta está no ar: surgiu aquele que vai quebrar o recorde de Senna?" (...)



(...) Pela enésima vez, brilhou a estrela de dois pilotos que parecem ser “iluminados”: Lewis Hamilton, incrível vencedor de uma corrida em que destruiu uma das rodas na sexta volta, sem conseguir danificar a suspensão (!) e pilotou depois de forma irretocável; e Felipe Massa, que apesar de erros sai de Monte Carlo como vencedor diante do final de semana desastroso (para não dizer excretório) de seu companheiro de equipe.

Brilharam também duas estrelas do futuro: Robert Kubica e Sebastian Vettel, ao lado de Hamilton os dois maiores talentos naturais desta nova geração da categoria.

Não brilhou a estrela de Adrian Sutil, coitado, que fazia uma corrida excepcional e abandonou, inocente, após um enorme erro de cálculo do finlandês da Ferrari. Acho que desde a corrida da Áustria em 2002 eu não terminava uma corrida com tamanha sensação de injustiça.

E já que citei Barrichello sem ter falado seu nome, vale o registro da boa prova do piloto brasileiro, um dos poucos a não cometer erros na tarde de ontem. Foi uma corrida tão louca que até o mais sem estrela de todos conseguiu fazer brilhar a sua."

Luiz Fernando Ramos, Blog do Ico


(...) Felipe Massa foi a grande surpresa deste final de semana por ter andado muito bem em condições em que nunca se deu bem. E a esse fato se soma a corrida ter sido nas ruas de Monte Carlo, onde o próprio Felipe já admitiu que não gosta de correr. A forma como dominou a prova quando mais chovia não deixou de ser surpreendente e o seu erro na St. Devote foi por causa do forte ritmo do ferrarista. Nem assim o brasileiro baixo a guarda e andou perto de Kubica até sua parada e a Ferrari ter feito a segunda besteira do dia. Com a expectativa de chuva para os próximos minutos, os italiano preferiram apostar no arriscado quando o indicado era o conversadorismo e encheu o tanque de Massa. Com o carro muito pesado e a pista secando, Felipe foi perdendo rendimento até ficar longuínquos 40s atrás de Hamilton. A Ferrari ainda errou por ter atrasado a vinda de Massa para os pits e isso provocou a perda da segunda posição para Kubica, mas nem tudo foi horrores para o brasileiro. Com a terceira posição, Massa encostou de vez em Raikkonen, que estava irreconhecível hoje. Mesmo com o erro absurdo da Ferrari em errar a colocação dos pneus de Kimi antes da volta de apresentação, isso não tira a culpa da corrida desastrosa do finlandês. Só uma coisa pode explicar tamanha quantidade de besteira de Kimi: Monte Carlo... festas... Vodka... (...)

João Carlos Viana, jcspeedway

Sem comentários: