sexta-feira, 16 de maio de 2008

Noticias: Lancia pode voltar à Formula 1?

A Lancia pode comprar a Toro Rosso no final deste ano? É o rumor do dia em Itália!


Segundo o portal português Sportmotores.com, a Lancia, que faz parte do Grupo FIAT, poderá ficar com a equipa que é agora detida por Dieter Maeschitz, e que já foi a Minardi, no final de 2009. A ideia da compra seria o relançar do grupo FIAT, que esteve à beira da falência em 2004, apesar de ser proprietária da Ferrari.


Caso o negócio vá para a frente, aproveitariam algum do material da Ferrari, como caixas de velocidades e motores, e rebaptizá-los de Lancia. Também aproveitariam algum do "know-how" da marca do Cavalino Rampante para construir os seus próprios chassis.

Caso se concretize, seria um regresso da marca à Formula 1, que já lá esteve em 1955, com o modelo D50 e Alberto Ascari ao volante. Contudo, após a morte de Ascari e o acidente em Le Mans, aliado a dificulades financeiras, este decidiu entregar os modelos à Ferrari, para os poder desenvolver. Na época seguinte, com Juan Manuel Fangio ao volante, venceu o seu quarto título mundial.


O envolvimento da Lancia na competição aconteceu mais tade, nos anos 70 e 80, nos Ralies (através de modelos como o Stratos, o 037 e o Delta) e nos Sport Protótipos, com o modelo Beta Turbo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Seria incrível, embora meu grande sonho seja ver a Lotus de volta à Fórmula-1, embora saiba que a possibilidade de isso acontecer seja quase nula, por diversos motivos.

Mas será que isso não passa de um boato tão intenso quanto o de Sato na Renault?

http://mottorhome.blogspot.com