domingo, 22 de junho de 2008

Formula 1 - Ronda 8, França (Corrida)




Era um guião pervisível: os Ferrari na frente, uma dobradinha, provavelmente com o autor da pole-position a ser o vencedor da corrida. Isso tudo aconteceu, menos no vencedor, pois um tubo de escape roto no carro de Kimi Raikonnen, deu a vitória a Felipe Massa, a sua terceira do ano, dando ao brasileiro a liderança do campeonato.



A emoção, se é que a houve, aconteceu na parte de trás da classificação, principalmente com a boa corrida da Toyota, que primeiro conseguiu meter Jarno Trulli no terceiro lugar, e depois resistiu aos ataques de Heiki Kovalainen para o tentar desalojá-lo, mas sem resultados. Foi uma excelente corrida para a marca, não só o primeiro pódio em dois anos, mas também uma forma para homenagear Ove Andersson, o seu primeiro director...


Quem fez uma corrida para esquecer foi Lewis Hamilton. Patrindo do 13º posto, conseguiu saltar alguns lugares na partida, mas um "corta-mato" numa das chicanes fez com que tivesse de cumprir um "drive through", atrasando-se irremediavelmente na classificação. O décimo lugar final reflecte o péssimo momento em que atravessa...

Robert Kubica e os BMW estiveram muito discretos, mas se o polaco cumpriu os objectivos, ao ser quinto (e continua na luta pelo título), já Nick Heidfeld esteve muito para trás, fora, mas mesmo fora dos lugares pontuáveis.

Quem voltou aos pontos foi Mark Webber, no Red Bull. Depois de não pontuar no Canadá, e ver o seu companheiro, David Coulthard, a conseguir um inesperado pódio (que ironia...), agora Webber conseguiu o sexto posto, à frente dos Renault de... Nelson Piquet Jr. e Fernando Alonso. Pela primeira vez este ano, o brasileiro superiorizou-se ao espanhol... e na casa da marca! Será que se soltaram foguetes na casa do Nelsão?

Sem comentários: