sábado, 21 de junho de 2008

Formula 1, Ronda 8, França (Qualificação)

As Ferrari dominaram a qualificação do Grande Prémio de França, e se a fama de uma Magny-Cours chata e sem ultrapassagens de relevo persistir, creio que isto vai ser um passeio para Kimi Raikonnen e Felipe Massa...



No treino puro e duro, Kimi Raikonnen levou a melhor sobre Felipe Massa por apenas 0,041 segundos, garantindo assim uma primeira fila totalmente "rossa", no mesmo dia em fazem história, pois esta é a 200ª "pole-position" da marca do Cavalino Rampante na sua história. Mas apesar deste aparente dominio, a competitividade entre os dez pilotos que ficaram para o final, com o décimo qualificado a ficar a cerca de um segundo mais lento que o Ferrari do finlandês.



Contudo, devido às penalizações do Canadá (Hamilton e Rosberg foram penalizados em dez lugares), o beneficiado foi Fernando Alonso, que partirá amanhã da terceira posição, tendo a seu lado o Toyota de Jarno Trulli, que para ele, este quarto lugar é a melhor qualificação do ano. Em contraste, Robert Kubica, o vencedor do Canadá, foi apenas sexto na grelha, atrás de Heiki Kovalainen. Lewis Hamilton, terceiro nos treinos, partirá apenas na 13ª posição.



Quem esteve em bom plano foram também os Red Bull, que colocou pela segunda vez nesta época os seus carros nos dez primeiros. Mark Webber partirá da sétima posição, enquanto que David Coulthard será o oitavo da grelha. A fechar o "top ten", ficou o Renault de Nelson Piquet Jr., nesta é a sua melhor qualificação do ano.


Nick Heidfeld esteve mal, tal como a BMW Sauber este fim de semana. Por pouco, ele não ficava na Q1, e teve que usar pneus moles para conseguir fazer melhores tempos, mas não passou da 11ª posição da grelha. Quem também passou da Q1 foram os Toro Rosso, que ficaram logo atrás de Nick Heidfeld, na 12ª (Vettel) e 14ª posição (Bourdais).

Maus estiveram a Honda e a Williams. Nakajima é 15º, e por causa da penalização, Rosberg partirá do último lugar, já os Honda de Rubens Barrichello e Jenson Button passam vergonhas, ao serem 17º e 18º na grelha. Pior estão os Force India...


Amanhã, na corrida, veremos se haverá emoção ou será um longo bocejo...

Sem comentários: