sexta-feira, 13 de junho de 2008

GP Memória - Canadá 1993

A sétima prova da temporada de 1993 tirou muitas dúvidas sobre quem era o verdadeiro candidato ao título, depois de Ayrton Senna ter conseguido três vitórias algo inesperadas, perante Alain Prost, no seu Williams-Renault, que tinha voltado de um ano sabático para tentar um quarto título mundial.


O Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, era palco da unica paragem americana que a Formula 1 fazia nesse momento, já que nesse ano a Formula 1 não viajava mais ao México e dois anos antes, depois de Phoenix, parecia que tinham perdido o interesse em correr nos Estados Unidos. Sendo um circuito de média velocidade, era porém palco de algumas das decisões mais inesperadas que a Formula 1 jamais tinha assistido. O exemplo que todos tinham em mente era o de Nigel Mansell, que abandonou a 300 metros da meta, quando tinha a vitória garantida...


Nas aqui, neste ano, era tudo menos anormal: os Williams estavam em forma, e isso provou-se nos treinos. Alain Prost e Damon Hill monopolizarem a primeira fila da grelha, enquanto que Michael Schumacher, no terceiro posto, superava mais uma vez Ayrton Senna nos treinos, que não tinha conseguido mais do que o oitavo tempo. Riccardo Patrese, o veterano, conseguia aqui a sua melhor prestação do ano, ao ser quarto na grelha, e Gerhard Berger era quinto, no seu Ferrari, com Jean Alesi em sexto. Antes de Senna, ainda tinhamos no setimo posto o inglês Martin Brundle, no seu Ligier-Renault.


A corrida decorreu sob céu claro, e Damon Hill surpreendeu Alain Prost para a liderança, com Ayrton Senna a fazer uma "partida-canhão", onde em menos de duas voltas, passou Brundle, Patrese, Alesi e Schumacher. Na volta seguinte, ultrapassa o Ferrari de Berger e instala-se na terceira posição, atrás dos dois Williams. As coisas mantêm-se até à sexta volta, altura em que Prost o passa na liderança, ficando lá até ao final.


Após essa ultrapassagem, Senna tentou apanhar Hill, mas não o conseguiu até à altura das trocas de pneus, quando o piloto inglês teve problemas no arranque e desceu para o quarto lugar. Entretanto, Jean Alesi já tinha desistido, devido a problemas de motor.


Na volta 44, Riccardo Patrese, que seguia na quinta posição, tinha problemas físicos e teve que desistir, com Senna em segundo, e conformado com os seis pontos que poderia alcançar. Mas na volta 62, a sete do fim, o alternador foi-se e Senna encostou à berma. A desvantagem mínima passou para máxima, ao ver que o seu mais directo adversário iria conseguir dez pontos...


Assim sendo, Michael Schumacher herdava a segunda posição, com Hill no terceiro lugar. A completar os lugares pontuaveis, ficaram o Ferrari de Berger, o Ligier de Brundle, e o Sauber de Karl Wendlinger.


Fontes:


http://en.wikipedia.org/wiki/1993_Canadian_Grand_Prix

http://www.grandprix.com/gpe/rr539.html

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Nunca vi o videotape ou algum review dessa corrida, mas já ouvi que foi uma das melhores de Senna.