sexta-feira, 4 de julho de 2008

Donnington vai receber a Formula 1 em 2010

A FIA anunciou esta manhã que o circuito de Donnington Park vai ser a sede do GP de Inglaterra a partir de 2010.


Depois de meses de especulação, e de vários avisos por parte de Bernie Ecclestone e Max Mosley para que se fizessem obras de construção e outras modificações no circuito inglês, a FIA conseguiu um acordo com Tom Wheatcroft, o proprietário do circuito de Donnington, para que albergasse o GP de Inglaterra a partir de 2010, e nas próximas dez temporadas. Os proprietários prometerem investir mais de 100 milhões de libras em modificações, para cumprirem os critérios da FIA.

Acerca deste negócio, o presidente da FIA, Max Mosley, afirmou: "O desenvolvimento previsto para o Circuito de Donington irá ficar em consonância com os mais altos "standards" actuais, que se podem esperar, pelo que os adeptos britânicos irão ter o circuito que merecem."

Bernie Ecclestone lamenta que os responsáveis de Silverstone não tenham conseguido encontrar apoios que lhes permitissem realizar os melhoramentos que se impunham: "Bastava uma ínfima percentagem do que o governo inglês vai gastar com os Jogos Olímpicos para se conseguir isso mesmo. Pelo menos acabou-se a incerteza! O contrato está assinado, pelo que o futuro do GP da Grã-Bretanha está seguro."

O Circuito de Donnington já albergou uma vez uma corrida de Formula 1, em 1993, sob o nome de Grande Prémio da Europa. Essa corrida, disputada à chuva, foi ganha por Ayrton Senna, num McLaren - Corsworth, depois de uma primeira volta espectacular, ultrapassando seis carros para alcançar a liderança.

3 comentários:

Rianov disse...

Fiquei triste, não gostei da modificação. Donnington é travado demais, a pista muito estreita. É pista pra moto!

Tem que modificar radicalmente o circuito para dar jeito. Sou mais Silverstone.

E Ímola? Volta ou não volta?

Abraços Soviéticos

Speeder76 disse...

Rianov: o pessoal de Donnington vai investir muito dinheiro para modificar o circuito, 100 milhões de Libras. Agora, será que vai dar para mexer no traçado? Veremos.


Quanto a Imola... com o Bernie a querer catar petrodólares na Ásia e Oriente Médio, temo que não volte mais. Acho que as modificações que fizeram foram "para inglês ver". Só para teres uma ideia: até 2010 vais ter a inclusão de Coreia e India no calendário, para além dos Emirados. E ainda querem uma corrida na Rússia... Achas que aí vão caber circuitos europeus? Nâo com o Bernie e o Max à frente dos destinos da Formula 1.


Um abraço europeu

Anónimo disse...

Tomara que mexam pra deixar a pista mais larga.

E Senna ultrapassou 5 em 1993, não? Se lembro bem, depois de cair pra sexto, ele foi pra primeiro (ainda que o próprio disse que isso não exigiu taaanta habilidade assim por causa do próprio carro, que fazia quase tudo só).