segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A1GP com alterações ao regulamento

A A1GP anunciou hoje alterações ao seu regulamento, quando faltam pouco mais de mês e meio para a sua estreia, no circuito italiano de Mugello. Esta categoria, que estreará o carro projectado pela Ferrari, vai ter alterações quer no formato dos treinos, quer no formato da corrida.

A qualificação, de formato unico, vai ter os seus tempos reduzidos de 15 para 10 minutos, mantendo-se os mesmos 5 minutos de intervalo entre as mesmas. Desta feita, a pressão extra recairá sobre os pilotos, já que a grelha de partida da Sprint Race é formada a partir do melhor tempo de cada um dos mesmos na primeira e segunda sessões de qualificação, e a da Feature Race, com base nos melhores tempos na terceira e quarta sessões.

No caso das corridas, A duração da Sprint Race foi igualmente aumentada de 19 para 24 minutos mais uma volta, ao passo que a Feature Race continuará nos 69 minutos mais uma volta. A Sprint Race vai ter agora uma paragem obrigatória para troca de pneus, tal como a Feature Race. O sistema de pontuação também foi alterado, pois agora na Sprint Race, são os oito primeiros é que pontuam, num sistema igual ao da Formula 1. Na Feature Race, o sistema mantêm-se, com os dez primeiros a obterem pontos, no sistema 15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

As equipas continuam a usar os treinos livres de sexta-feira para testar pilotos mais jovens e com menor experiência nas chamadas "Rookie Sessions". Esta característica continuára, mas desta vez não existirá limite de idade e o intervalo entre sessões passará a ser de vinte minutos em vez dos actuais cinco.

O presidente da A1GP, o luso-sul africano Tony Teixeira, comentou estas alterações: "Nunca deixámos de procurar formas de melhorar as nossas corridas. Os dois pit stops obrigatórios levados a cabo na Feature Race, provaram ser a prova de fogo dos nossos eventos. Achámos que ao incluir mais um, não só estaríamos a incluir mais uma variável no mix da Sprint Race, bem como a dar mais uma oportunidade às equipas de mostrarem o que é o verdadeiro trabalho de equipa. Quando nos sentámos com o intuito de discutir formas de melhorar o Campeonato, esta alteração foi recebida de forma unânime com entusiasmo. De qualquer forma, existem outras alterações aos regulamentos que permitirão às equipas ter uma maior flexibilidade em determinadas áreas", afirmou.

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Mudou o regulamento e continuou desinteressante. Para mim, ao menos.