segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Armando Parente, o outro português de Nurburgring

Enquanto Pedro Lamy brilhava por mérito próprio em Nurburgring, outro português dava nas vistas na mesma pista alemã. Armando Parente (não, não é parente do Alvaro Parente) conseguiu um segundo lugar na ronda da Formula ADAC Masters que teve lugar na mesma pista, como evento de suporte à Le Mans Series.

E a Formula ADAC Mastes não é uma prova qualquer: esta competição serviu de trampolim para as carreiras de pilotos como Nico Rosberg, Sebastien Vettel, Timo Glock, Adrian Sutil ou Christian Klien. E com 19 anos, tem toda a carreira pela frente.


Mas nem tudo correu bem neste fim de semana. Na primeira corrida, um pião no inicio da segunda volta fez atrasar-se e acabou apenas na 14ª posição final. Contudo, na segunda corrida, que partia da sexta posição, começou a ultrapassar alguns dos seus adversários, e chegou até ao segundo lugar, fazendo a volta mais rápida da corrida. Mas pouco antes do fim, uma bandeira amarela impediu de alcançar o lugar mais alto do pódio.


Ainda assim, para Armando Parente, este foi um bom resultado: “O carro estava muito competitivo e integrei, desde o início, um grupo que lutava pelo terceiro lugar. Depois de ascender ao segundo lugar, vi que tinha andamento para atacar o primeiro lugar. O problema é que, devido a um acidente com outro piloto, as bandeiras amarelas foram uma constante na zona mais favorável às ultrapassagens e como sabia que estava na frente dos mais directos adversários no campeonato, optei por não arriscar uma ultrapassagem.”


Quanto ao facto de ter ascendido à liderança logo no seu primeiro ano em monolugares, é algo que de certa maneira o surpreende: “Apesar de ter consciência que podia ser competitivo, honestamente não esperava chegar a meio da época na liderança. É óbvio que estou orgulhoso e satisfeito com este resultado, mas também estou convicto das dificuldades que me esperam, porque o campeonato é extraordinariamente competitivo”.


A próxima jornada dulpa da Formula ADAC Masters acontece no dia 7 de Setembro, na pista de Lauritzring.

Sem comentários: