sexta-feira, 29 de agosto de 2008

The End: Phil Hill (1927-2008)

Phil Hill, o primeiro americano a tornar-se campeão do Mundo de Formula 1, em 1961, morreu esta tarde aos 81 anos, em Monterey, na sua California natal, vítima de complicações derivadas da Doença de Parkinson, que já sofria desde há algum tempo.

Escrevi extensamente sobre ele em Abril, quando ele fez 81 anos. A sua carreira precoce, a sua chegada à Ferrari e subsequente entrada no mundo da Formula 1, em 1958, após as mortes de Luigi Musso e Peter Collins, o seu título mundial, conseguido em Monza, sob circunstâncias trágicas, e posterior desaguisado com Enzo Ferrari e o declínio na ATS e depois na Eagle, está tudo lá.


Para além disso tudo, as suas amizades com outros nomes do automobilismo, o seu cavalheirismo e mais tarde, a maneira como ajudou John Frankenheimer a transformar "Grand Prix" no clássico que é hoje (esta parte não sabia, quem conta é o Pandini), merecem toda a nossa admiração e respeito, pois foi um dos grandes que a Formula 1 teve. Só por isso, vou voltar a ver o filme esta noite.


E agora, faz parte da história. Ars lunga, vita brevis.

3 comentários:

Felipão disse...

E, coincidenemente, vc havia escrito sobre seu reencontro com a Ferrari nos anos 70...

Uma pena que tenha acontecido dessa forma, sofrendo de Parkinson...

Que descanse em paz, Phil Hill...

Anónimo disse...

Fiquei muito triste com a passagem de Phill Hill, e até queria postar sobre, mas o blig está indisponivel a dois dias já...
Pena.

kimi_cris disse...

ron tem de ter atenção com isso, e é uma grande pena Phil Hill ter morridode Parkinson