sábado, 23 de agosto de 2008

Formula 1 - Ronda 12, Valencia (Qualificação)

Foi uma qualificação equilibrada, e o melhor foi... Felipe Massa. Com alguns inesperados contendores à "pole-position" (os Toro Rosso de Sebastien Vettel e Sebastien Bourdais, por exemplo) o piloto da Ferrari deu o seu melhor e conseguiu a 13ª pole-position da sua carreira, num circuito de Valência com nuvens no horizonte.


O brasileiro da Ferrari fez a 13ª pole-position da sua carreira, obtendo 1.38,989s, sendo melhor do que a McLaren de Lewis Hamilton, e de Robert Kubica, da BMW. Ao lado de Kubica ficou o segundo Ferrari de Kimi Raikonnen, que cponseguiu o tempo de 1.39,488s, a quase meio segundo do seu companheiro de equipa.

Na quinta posição ficou o recente vencedor do GP hungaro, o finlandês Heiki Kovalainen, com o tempo de 1.39,937s, a quase um segundo de Massa. A grande surpresa nesta sessão foram os Toro Rosso de Sebastian Vettel e de Sebastien Bourdais, que pela primeira vez este ano entraram na fase final da qualificação. Vettel chegou até a liderar a segunda qualificação, mas no final não conseguiu mais do que o sexto tempo (1.40,142s), mesmo assim a melhor qualificação do ano. Bourdais parte da décima posição, também o melhor do ano. Após Vettel, ficaram o Toyota de Jarno Trulli, o BMW de Nick Heidfeld e o Williams de Nico Rosberg, antes do segundo Toro Rosso de Bourdais.

Decepção foram os Renault em Valência. Ambos ficaram pelo caminho na segunda qualificação, com Alonso, no 12º lugar, a ser melhor do que Nelson Piquet Jr, que parte da 15ª posição. A Red Bull também não esteve bem, com Mark Webber na 14ª posição e David Coulthard na 17º, onde nem passou da primeira fase.

A Honda foi, a par com a Force India, a unica equipa que não conseguiu levar os seus dois pilotos para a segunda fase, com Jenson Button na 16ª posição da grelha, e Rubens Barrichello na 19ª, um resultado decepcionante para a estreia do circuito novo de Valência. A partir da uma da tarde, hora local, na mesma hora do que a cerimónia de encerramento dos Jogos Olimpicos de Pequim, começa o GP da Europa, onde a Formula 1 regressa ao activo, depois de três semanas de ausência.

Sem comentários: