segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Historieta da Formula 1: Testes da McLaren, 1980

Durante muitos anos, a McLaren serviu de lugar para que os pilotos das categorias inferiores tivessem o seu primeiro contacto na Formula 1. A razão pelo qual isso aconteceu foi porque a Marlboro, a sua patrocinadora de muitos anos, dava o nome ao campeonato britânico de Formula 3, na altura a mais prestigiada montra de acesso à categoria máxima.

A história de hoje tem a ver com três pilotos que estiveram na Forumla 1 nos anos 80, todos com sortes diferentes: o belga Thierry Boutsen, o colombiano Roberto Guerrero e o holandês Huub Rothengarter. Os testes ocorreram no final de 1980, e tiveram a presença de John Watson, na altura o piloto titular, que marcou tempos para servir de referência não só aos pilotos, mas também aos engenheiros e responsáveis da marca.

No final, o melhor foi o colombiano Guerrero, seguido por Rothengarter e Boutsen. Entre o belga e o holandês ficou Watson, com um tempo que poderá ter sido feito sem muito esforço pelo piloto inglês... no final, os três foram para a Formula 1, mas quem teve melhor carreira foi o belga, que ganhou três corridas pela Williams. Curiosidade: nenhum deles pilotou pela McLaren...

Esta "estória" está descrita com mais pormenor no F1 Nostalgia, o blog do Rianov Albinov.

3 comentários:

Felipão disse...

o Senna testou por lá também, mas algum tempo depois...

Anónimo disse...

E hoje Speeder, a quem cabe este papel de dar a primeira chance aos novatos?
Red Bull? Toro Rosso?

AC disse...

Bela lembrança essa do começo do Boutsen. Há quanto tempo já não há um belga na F1?