sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 13, Spa-Francochamps (Treinos Livres)

Corrida sob tempo encoberto e alguma chuva, decorreram durante o dia os treinos livres do GP da Belgica de Formula 1, onde Felipe Massa deu nas vistas, mas Fernando Alonso também...

De manhã, nos primeiros treinos livres, feitos sob céu cinzento, mas sem chuva, Felipe Massa foi o melhor, não oferecendo qualquer veleidade aos seus adversários durante a hora e meia de actividade, figurando na maior parte do tempo no topo da tabela de tempos. Kimi Raikonnen foi o segundo, demonstrando o à vontade que as máquinas da casa de Maranello demonstraram na pista belga. Na segunda fila ficaram os McLaren de Lewis Hamilton e Heiki Kovalainen, que não ficaram muito longe das máquinas vermelhas, mas nesta sessão não os conseguiram contestar.

Fernando Alonso foi quinto, e tornou-se no homem que mais se aproximou dos pilotos das duas equipas de ponta, tendo perdido menos de um segundo para Felipe Massa. Mark Webber garantiu o sexto tempo, tendo no seu encalço os dois pilotos da Toro Rosso, com Sebastien Bourdais em sétimo e Sebastien Vettel em oitavo, em mais uma demostração de boa forma, podendo voltar a ter o top-ten ao seu alcance. A fechar o "top-ten" fiaram o Toyota de Timo Glock e o segundo Renault de Nelson Piquet Jr.

Na sessaão da tarde, as coisas alteraram-se um pouco, com Fernando Alonso a surpreender e a ficar no topo da tabela de tempos, batendo Felipe Massa por menos de um décimo de segundo (1.48,454 do espanhol contra 1.48,504 do brasileiro) Numa sessão marcada pela chuva, que dividiu a sessão em duas partes, pois durante a meia-hora em que a pista se apresentou molhada, apenas Sebastien Bourdais se aventurou numa volta exploratória, que o enviou de imediato para as boxes.

Quando o asfalto começou a secar, diversos pilotos saíram das boxes, tendo Kimi Raikkonen sido o primeiro a ser apanhado pela armadilhas de Spa-Francorchamps. O finlandês pisou um corrector durante uma travagem, efectuando de imediato um pião que o enviou para barreira de pneus, partindo a asa traseira do seu Ferrari. Ficou-se pelo quinto posto.

Só no fim é que melhoraram os tempos. Heikki Kovalainen foi o primeiro a melhorar a marca do seu colega de equipa, mas a satisfação do finlandês não duraria muito tempo, dado que, no mesmo minuto Fernando Alonso, com uma volta irrepreensível, chegou topo da tabela de tempos. A grande surpresa foi o Williams de Nico Rosberg, que foi quarto na tabela de tempos, ficando apenas atrás de Alonso, Massa e o McLaren de Heiki Kovalainen.

Outra das surpresas foi o oitavo lugar de Adrian Sutil, no seu Force India, que ficou estacionado entre o Toro Rosso de Vettel e o Toyota de Jarno Trulli.

A grande desilusão foram os BMW, pois quer Robert Kubica, quer Nick Heidfeld, não apareceram no "tpo ten" nas sessões do dia. Não quer dizer nada, pois o que interessa é a qualificação pura e dura, mas dá sempre jeito eles melhorarem as coisas para amanhã...

Amanhã é a qualificação, e prevê-se chuva para a tarde, o que a acontecer, será a primeira vez este ano que ela decorrerá nestas condições. Aí, tudo é possivel...

Sem comentários: