domingo, 7 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 13, Spa-Francochamps (Corrida)

Spa-Francochamps foi, é, e será sempre, um classico. E a cada ano que passa, temos sempre uma hipótese de ver algo unico e excepcional, que ficará na história da Formula 1. E com chuva então... tudo é possivel. E foi o que aconteceu nas voltas finais do GP da Belgica de 2008. Sem qualquer exagero, acho que o duelo entre Lewis Hamilton e Kimi Raikonnen vai entrar nos anais da história da Formula 1.

E se esperavam que o "Homem de Gelo" fizesse a sua parte e superasse Hamilton... surpresa! O Homem de Gelo foi Lewis Hamilton, que conseguiu aguentar a pressão de Raikonnen, após a ultrapassagem no gancho de La Source (e consequente toque no pneu de Hamilton), e depois de um despiste colectivo em Blanchimont, e no final, perto do Bus Stop, Raikonnen, pouco gelado, despistou-se e foi o fim do duelo.



Hamilton ganhou, o que demonstra uma vez mais que é um homem maduro, e que em situações excepcionais, é o candidato numero um à vitória. Já tinha uma certeza, e a cada corrida tenho ainda mais: ele será campeão do Mundo. Este ano (os meus amigos brasileiros que me perdoem) as minhas fichas vão para ele.


Depois de Felipe Massa, que fez uma corrida honesta e trabalhou para os pontos (oito pontos dão sempre muito jeito...), veio o "bodo dos pobres". Vi Fernando Alonso e os Sebastiões (os Toro Rosso melhoram a cada fim de semana...) em posições que não julgava ver. E na última volta, por instantes, Sebastien Bourdais estava com um pé no pódio, não fosse as "ultrapassagens-expresso" de Nick Heidfeld, que de sétimo passou para a terceira posição, e tudo na última volta!


Alonso foi quarto, Vettel quinto, Kubica sexto, Bourdais sétimo e Timo Glock foi o oitavo. Em certos aspectos, Alonso salvou a época (apesar de um arranque excepcional), mas falhou o objectivo do pódio. E aquele quarto lugar foi arrancado a ferros...



E no final, façam um favor. Daqui a muitos, muitos anos, quando os vossos filhos estiverem crescidos, vão ao Youtube e mostrem a eles as últimas voltas desta corrida, que é para que vejam porque gostamos da Formula 1. A emoção pode andar desaparecida, mas quando ela aparece, dá cada espectáculo!

3 comentários:

Fábio Andrade disse...

Se hoje, depois da corrida de Spa, eu tivesse que apostar, também iria no Hamilton. Mas o campeonato ainda está longe de ser definido, Paulo. Até o GP Brasil muita água vai passar embaixo dessa ponte!

Essas últimas voltas são antológicas. Mais uma das inúmeras histórias de Spa.

Daniel Médici disse...

Spa-Francochamps é Spa-Francochamps é Spa-Francochamps. Mas isso não necessaria mente quer dizer uma corrida emocionante (vide 2007). O que importa é que hoje a prova foi fantástica, consagrou Raikkonen, coroou Hamilton e se ver valer a pena ser vista.

Como eu disse nos comentários da Capelli, são nesses momentos, em que a não há sentido nenhum, que a F1 faz sentido.

Felipão disse...

Fiquei pensano nisso também, Speeder...

Foi um dos finais mais emocionantes dessa F1 atual..

Sinceramente, não tenho um pingo de saudades do Schumacher...