domingo, 14 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 14, Monza (Corrida)

Esta era uma corrida excepcional. E tão excepcional ela era, que a partida foi dada atrás do Safety Car, algo que não acontecia desde o GP do Japão do ano passado. E a primeira surpresa foi desagradável, com o francês Sebastien Bourdais, que fizera a melhor qualificação do ano, ficou na grelha de formação, pois o motor tinha ido abaixo...

Após três voltas, o SC foi para as boxes, e começou a corrida propriamente dita. aos poucos, a pista secava, com Vettel na frente, sem ser incomodado por Kovalainen, enquanto que mais atrás, Lewis Hamilton fazia uma corrida de recuperação. Em menos de 15 voltas, o piloto inglês estava na zona dos pontos.

À medida que as voltas se passavam, via-se que Vettel mais parecia Senna, no Estoril. Dominante, punha Heiki Kovalainen à dustância, enquanto que Lewis Hamilton "comia" a concorrência, ao ritmo de dois segundos por volta... mas a poucas voltas do fim, já se viam secções secas na pista, e os pneus do inglês perderam eficácia. À vista de Felipe Massa, não conseguiu apanhá-lo. Mas com o brasileiro em sexto, e o inglês logo a seguir, conseguiu controlar o prejuízo, e no campeonato, estão separados por apenas um ponto!

No final da corrida, fazia-se história: aos 21 anos e 73 dias, Sebastien Vettel tornava-se no mais jovem vencedor da Formula 1, dando a primeira vitória da carreira à Toro Rosso-Ferrari, em Itália. Imperial, como Senna 23 anos antes. Para a Alemanha, era a primeira vitória desde Michael Schumacher, em 2006.

E deste momento histórico, saimos para uma pausa de 15 dias, para podermos respirar, pois outro momento histórico nos espera: o Grande Prémio de Singapura. Vai ser o primeiro nesse país, o primeiro a ser corrido à noite, e o 800º Grande Prémio da história desta competição. Só falta agora que seja à chuva...

1 comentário:

Fábio Andrade disse...

Parecerá um tremendo lugar-comum, mas é inevitável:

HISTÓRICO esse GP Itália. Estará guardado na memória para sempre.