sábado, 13 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 14, Monza (Qualificação)

Depois de Silverstone, Monza é a segunda corrida do ano cuja qualificação foi disputada debaixo de chuva. E na chuva, pudemos assistir a algumas surpresas na grelha de partida. Algumas agradáveis, outras nem tanto...


Se na primeira parte, os pilotos tiveram alguns problemas em conseguir tempos decentes, com uma pista molhada, mas com uma trajectória ainda visível, na segunda parte o tempo piorou bastante, e controlar o carro dentro de pista, em certos sítios, era um feito, e alguns dos "grandes" pagaram por isso, ficando pelo caminho: Robert Kubica apenas conseguiu o 11º tempo, Kimi Raikonnen acabava em 14º e Lewis Hamilton era o pior, conseguindo apenas a 15ª posição da grelha, incapazes de melhorarem os seus tempos, em condições metereológicas que caminhavam para o extremo... em contraste, nesta altura, o melhor tempo era o de Sebastian Vettel, num Toro Rosso!

E chegamos à terceira parte, onde com condições daquelas, tudo era possivel. E foi. O alemão Vettel manteve o melhor lugar à partida, mas com um tempo inferior ao alcançado na Q2. O tempo de 1.37,555 vai ficar na história da pequena Toro Rosso, ex-Minardi e na de Vettel, que aos 21 anos, é o mais jovem "poleman" da história. Logo a seguir, ficou Heiki Kovalainen, no seu McLaren-Mercedes, e de Mark Webber, no seu Red Bull. Sebastien Bourdais foi quarto, colocando os Toro Rosso nas duas primeiras filas da grelha de partida!

Nico Rosberg foi outra boa surpresa ao ser quinto, na corrida numero 500 da história da Williams, enquanto que Felipe Massa partirá da sexta posição da grelha de partida. Fernando Alonso será oitavo, à frente de outros dois alemães: Timo Glock (Toyota) e Nick Heidfeld (BMW Sauber).

Amanhã é dia de corrida, e o diluvio promete continuar, o que nos dará algo inédito, pelo menos para muitos de nós: o mítico Autódromo de Monza à chuva, no dia do GP de Itália de Formula 1! Essa visão não pode ser perdida de jeito nenhum...

2 comentários:

Luís Augusto disse...

Sensacional o Vettel; incrível a safra de pilotos alemães dos últimos 15 anos, depois de um longo período sem grande nomes.

Fábio Andrade disse...

Perder a corrida amanhã?

Nem sob mandado do papa! Monza com chuva e com tantas alternativas é algo histórico. Vou assistir, guardar na memória e contar aos meus netos, daqui a uns anos!