domingo, 7 de setembro de 2008

IRL - Ronda 17, Chicagoland

A IRL chega ao fim de uma forma que somente os americanos adoram: ao milimetro. Na rápida oval de Chicagoland, Helio Castroneves e Scott Dixon lutaram pelo título da corrida, e eventualmente pelo título da categoria, pois a diferença entre ambos era de 30 pontos, um numero insignificante para a tabela que a IRL usa...


A coisa começou antes, no Sabado. Devido a uma penalização, Helio Castroneves partiu do último posto da grelha de partida, o que para muitos, significava que Dixon era o campeão antecipado. Mas a corrida provou o contrário, pois houve alturas em que o brasileiro chegou a ser o virtual campeão da Indy, pois nas primeiras 10 voltas, tinha passado 15 carros! Na volta 77, fazia a sua primeira passagem pela liderança, depois de Ryan Briscoe e Tony Kanaan terem feito o mesmo.


Entretanto, Dixon estava atrasado, chegou até a ser décimo na corrida, o que nessas circunstâncias daria o título para o brasileiro, mas a partir daí, a Chip Ganassi reagiu, e Dixon começou a subir na classificação.


Na parte final, era um duelo Ganassi-Penske, com os quatro carros nos quatro lugares. Dixon chegou a estar na frente, e na última volta, estavam tão juntos, que cruzaram a meta ao mesmo tempo. Tão iguais, que o cronómetro oficial se enganou! De inicio, foi dada a vitória de Scott Dixon, que lhe daria o bi-campeonato, por apenas um milésimo de segundo. Mas mais tarde, uma contagem mais precisa indicava que Helio Castroneves fora o vencedor oficial, por três milésimos de segundo (pouco mais do que o bico do carro...). Dixon comemorava o título na mesma, mas não a vitória.


Agora, falta Surfers Paradise, dentro de um mês, mas essa é "a feijões", portanto, este campeonato está oficialmente terminado. Sendo assim, é altura de comemorar os títulos!

2 comentários:

Felipão disse...

Vitória histórica, onde o Castroneves passou todo mundo...

O título foi justo...

Até o narrador brasileiro, que defende os pilotos daqui, independente se são ruins ou não, concordou que seria injusto se o título não ficasse com o Dixon...

Anónimo disse...

Vitórias por milímetros seriam interessantes em qq categoria, pena que só as americanas proporcionam isso.
Mas voltando no assunto principal, o título ficou com Dixon merecidamente, Hélio fez o que podia e esta foi a chegada mais apertada da história da Indy. Uma prova pra ficar guardada.
Até mais.