quarta-feira, 22 de outubro de 2008

DTM: Bernd Schneider abandona a competição

O veterano piloto alemão Bernd Schneider, de 44 anos, anunciou ontem que irá abandonar a competição no final desta temporada, para se tornar num dos embaixadores itenerantes da Mercedes-Benz.

"Competi durante mais de 30 anos e o meu objectivo sempre foi continuar enquanto me divertisse a pilotar e fosse competitivo. A hora de partir chegou e dá azo a emoções contraditórias", começou por referir o piloto. "Por um lado, sinto-me triste por dizer adeus a muitos amigos que fiz no automobilismo, acima de tudo na AMG, HWA e na Mercedes-Benz", confessou, acrescentando que, "por outro lado, estou ansioso para enfrentar os meus novos desafios", que passarão por representar a marca da estrela e por ser o instrutor e piloto de testes na Academia de Pilotagem da AMG.

Norbert Haug, o responsável pela vertente do automobilismo da Mercedes-Benz, enalteceu que a parceria entre Schneider e a Mercedes durou "17 anos - uma das mais longas e bem sucedidas da história do desporto automóvel", acrescentando que a Mercedes "tem muito a agradecer ao Bernd, tendo colocado a sua marca no DTM como nenhum outro piloto".

Schneider construiu a sua carreira essencialmente nos Turismos alemães, sempre pela Mercedes-Benz. Foi penta-campeão do DTM, o último na antiga denominação, em 1995 (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), e o primeiro na actual série, em 2000 (Deutsche Tourenwagen Masters). Ganhou também em 2001, 2003 e 2006. Pelo meio, foi campeão da FIA GT em 1997, e campeão alemão da Formula 3, em 1987.

A sua única mancha tem a ver com a Formula 1, onde esteve na Zakspeed e na Arrows, entre 1988 e 1990, participando em 34 provas, dos quais só alinhou em nove corridas, não marcando qualquer ponto.

É um dos nomes incontornáveis desta série, a par do seu compatriota Klaus Ludwig.

Sem comentários: