domingo, 12 de outubro de 2008

Formula 1 - Ronda 16, Japão (Corrida)

À medida que nos aproximamos do fim, a tensão vai alta, e cada vez mais veremos quem terá nervos de aço para ser campeão. E esse melhor exemplo vimos esta madrugada no circuito de Fuji.

Na partida, pilotos como Hamilton, Raikonnen, Kovalainen e Massa estavam tão atentos um ao outro, que saem de pista, deixando a liderança para pilotos como Robert Kubica e Fernando Alonso. E logo a seguir, para piorar as coisas, Felipe Massa coloca fora Lewis Hamilton! Decididamente, esta é a manobra do ano...

Mas isso de pouco serviu, pois se Hamilton ficou no final do pelotão, e de lá não mais saiu, Massa estava num pálido sétimo posto... entretanto, os incidentes continuavam. Primeiro tivemos a forte batida de David Coulthard, depois o motor partido de Heiki Kovalainen. Entretanto, os comissários analisaram o incidente e decidiram distribuir o mal pelas aldeias: Massa e Hamilton foram penalizados com uma passagem extra pelas boxes.

Claro, com os lideres na cauda do pelotão, vimos Kubica na frente, e quando foi a primeira passagem pela box, o espanhol levou a melhor sobre o polaco, e tinhamos uma Renault na liderança da corrida. Outros beneficiados eram o Toyota de Jarno Trulli e os Toro Rosso de Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel. Ah! e o segundo Renault de Nelson Piquet Jr.

Depois da segunda passagem pelas boxes, as coisas mantiveram-se na mesma: alonso na frente, Kubica a resistir aos ataques de Kimi Raikonnen, e com Piquet a espreitar. Mas o jovem brasileiro cometeu um erro não comprometedor, e perferiu ficar com os cinco pontos a que tinha direito. Mais atrás, Felipe Massa recuperava até a lugares pontuáveis, mas apanha o Toro Rosso de Sebastien Bourdais, e os dois tocam, sem consequências para os dois em termos fisicos, mas os comissários, essa zelosa autoridade, decidiu que tal incidente deve ser investigado. O que dará?

No final, Massa chega ao oitavo lugar, o que lhe dá um ponto, mas a diferença continua a ser grande: seis pontos, a duas corridas do fim, pode ser já uma distância só ao alcance de quem tem nervos de aço. Será que ele os tem?

Enfim, no final, Fernando Alonso comemorava a sua segunda vitória consecutiva do ano, demonstrando o regresso da Renault à ribalta, com Kubica e Raikonnen a acompanhá-lo no pódio. Piquet fica com um merecido quarto lugar, enquanto que Jarno Trulli dá à toyota o quinto posto "em casa". Sebastien Bourdais terminava pela primeira vez no ano, à frente de Sebastian Vettel, mas ambos conseguiam mais alguns pontos à equipa B da Red Bull, um claro contraste aos zero pontos alcançados pela equipa principal!

E agora, depois do Japão, temos a China, dentro de uma semana. E pode ser que tudo se decida em terras chinesas. Será que os Tios Bernie e Max vão deixar?

3 comentários:

Fábio Andrade disse...

É Speeder, Bourdais acaba de ser punido. Parece que querem levar a disputa do título a São Paulo de toda forma.

Anónimo disse...

Fico a imaginar Alonso continuando em McLaren sem a presença do Hamilton, já teria vencido o campeonato, ou então, no cockpit de uma Ferrari também. É incrível o que o Hamilton faz prá perder campeonatos e o Massa também na hora "h" evapora...

Mai disse...

Increible victoria de alonso. Por lo demás parece que nadie quiere el mundial. Hamilton sigue armándolas muy gordas.