sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Formula 1 - Ronda 18, Interlagos (Treinos)

Este é um fim de semana onde se decide quem será o novo campeão do Mundo de Formula 1, logo, ambos os candidatos ao título, tem que mostrar que estão vivos e que ambicionam o ceptro máximo. E a "jogar em casa", Felipe Massa demonstrou logo nos treinos livres que quer ter vantagem, ao fazer o melhor tempo na primeira sessão.

O piloto da Ferrari demonstrou estar em bom nível (1.12.305 segundos), ao efectuar uma serie consistente de voltas rápidas já perto do final da sessão, mas prevê-se mais uma luta intensa com o britânico Lewis Hamilton, que se cotou como o segundo mais veloz no final da sessão, a escassos 0.190 segundos.

Na terceira posição da grelha provisória ficou Kimi Raikkonen, a apenas 0.012 segundos de Hamilton, o que demonstra a rapidez que os Ferrari estão a ter em Interlagos, mesmo com temperaturas mais baixas. O finlandês acabou por apanhar um pequeno susto a meio da sessão, quando choveu com maior intensidade no traçado brasileiro, ao efectuar um pião à saída do S de Senna, depois de pisar um dos correctores já molhados.

O polaco Robert Kubica colocou o seu BMW no quarto posto, um lugar na frente de Heikki Kovalainen, da McLaren, uma vez mais longe dos tempos do seu companheiro. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, ficou em sexto, à frente de Mark Webber, da Red Bull, e de Nelson Piquet Jr. que, a jogar também em casa, ficou com o oitavo tempo. O "top ten" ficou completo com Nick Heidfeld (BMW), também longe de Kubica, e por Timo Glock, que colocou o seu Toyota na décima posição.

Isto foi o que aconteceu na primeira sessão de treinos livres, pois quando os carros sairam para a segunda sessão, as coisas ficaram um pouco diferentes. Massa dominou boa parte da sessão, mas nos instantes finais, o Renault de Fernando Alonso levou a melhor e liderou a tabela de tempos, com 1.12,296 segundos, ganhando a liderança ao piloto brasileiro por escassos 0.057 segundos.


No terceiro posto ficou Jarno Trulli, que melhorou sobremaneira o seu tempo da manhã, colocando-se à frente do Ferrari de Kimi Raikkonen, que concluiu um bom resultado de conjunto para a marca do Cavalino Rampante neste primeiro dia.


O quinto foi Mark Webber, da Red Bull, que ficou à frente de Sebastien Vettel, da Toro Rosso, que também evoluiu bastante ao longo da segunda sessão. Nelson Piquet Jr. foi sétimo, na frente do Williams de Nico Rosberg, o oitavo. Quanto a Lewis Hamilton, aparentou ter algumas dificuldades com o acerto do seu monolugar, sendo obrigado a diversas correcções no volante e mesmo a travagens mais violentas em alguns momentos. Sendo assim, ficou com o nono tempo. O segundo Williams de Kazuki Nakajima completou o "top ten".

Sem comentários: