sexta-feira, 17 de outubro de 2008

IRL: Mais propulsores a caminho?

Agora que a CART e a IRL se juntaram para criar a Indy Car Series, a série só pode crescer. E a ideia agora é de fazer uma categoria multimotor, já que hoje em dia, todos os carros são propulsionados pela Honda.


Pois bem: em 2011, essa hipótese pode ser uma realidade. Segundo o site do canal americano Speed TV, a Porsche, a Audi e a Alfa Romeo estão interessadas em juntar-se à categoria a partir dessa temporada, para fornecer motores, juntamente com a marca japonesa. A ideia era de fornecer motores Turbo, de quatro cilindros em linha.


Porsche e Alfa Romeo já se envolveram na Indy, nos anos 80 e 90, com resultados diferentes. Se a marca de Estugarda até conseguiu bons resultados, com o italiano Teo Fabi ao volante, vencendo uma prova, já a marca de Varese, agora integrada no grupo FIAT, teve uma passagem desastrosa, como conta o lendário engenheiro inglês Mo Nunn: "Começamos com um velho motor Ferrari, que adaptamos. Depois, ao ver que o propulsor era ruim, a Alfa decidiu começar do zero, mas o projetista nunca foi em uma corrida. O bloco e o cabeçote do motor eram uma peça só e foram destruídos no dinamômetro. Com isso, ele nunca foi para a pista" afirmou.


"Ela gastou, se não me engano, cerca de US$ 125 milhões por três anos. Mas o projeto acabou não durando nem duas temporadas. Entretanto, a Alfa não veria problemas em retornar à categoria", garantiu, em declarações captadas pelo site brasileiro SRZD.


Quanto a Audi, que está a ter sucesso em Le Mans e na American Le Mans Series, caso fossem para a frente, seria uma estreia neste tipo de competição.

5 comentários:

Rianov disse...

Excelente notícia!

Só tende a crescer a Indy Car.

Raúl disse...

si los f1 no tuvieran restricciones correrian mas q os de la Indy en esos circuitos

Anónimo disse...

Exatamente Ron Groo, falei dessa notícia nessa semana no meu blog também. Além destas equipes, falaram que a Mazda poderia entrar tb (lembrando que até pouco tempo atrás a Nissan e a Toyota já forneceram motores pra Indy tb). Mas nenhum sinal da Mazda

Daniel Médici disse...

E a F1 com planos de virar monomotor...
Ok, motor padronizado. Não é a mesma coisa, mas desde quando reapareceu o Safety Car, a F1 começou a ficar cada vez mais 'Indycarizada'.

Felipão disse...

Tomara que a Alfa volte...

Mas, sei lá, a dona pode achar que jah gasta uma grana absurda...

E não teria tanta visão assim, pelo esvaziamento da categoria...

Mas, de qualquer forma, adoro os cuores e torcerei para isso...