terça-feira, 7 de outubro de 2008

Noticias: Divulgado o calendário da Formula 1 para 2009

O Conselho Mundial do Desporto Automóvel revelou hoje à tarde em Paris o calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2009, onde continuarão a haver 18 provas, e começará mais tarde do que o habitual.

Esperava-se que o número de corridas aumentasse para a próxima temporada com a introdução do Grande Prémio de Abu Dhabi. Porém, o Conselho Mundial do Desporto Automóvel manteve as dezoito provas, tendo colocado para fora do calendário a prova canadiana, ficando o campeonato mais importante da FIA sem qualquer corrida realizada no continente norte-americano, desde a sua criação, em 1950!

O Mundial de Formula 1 tem também outras novidades: vai começar mais tarde do que o habitual (a 29 de Março) e vai acabar mais tarde, a 15 de Novembro. O Grande Prémio do Brasil realizará este ano pela derradeira vez o seu papel de última corrida, honra que será concedida em 2009 ao Grande Prémio de Abu Dhabi, ano em que se estreia com o seu circuito citadino, devendo a prova ser disputada à noite.

CALENDÁRIO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE F1 2009

29 Março - Austrália
5 Abril - Malásia
19 Abril - Bahrain
10 Maio - Espanha
24 Maio - Mónaco
7 Junho - Turquia
21 Junho - Grã-Bretanha
28 Junho - França
12 Julho - Alemanha
26 Julho - Hungria
23 Agosto - Europa (Valência)
30 Agosto - Bélgica
13 Setembro - Itália
27 Setembro - Singapura
11 Outubro - Japão
18 Outubro - China
1 Novembro - Brasil
15 Novembro - Abu Dhabi

Entretanto, na mesma reunião do Conselho Mundial da FIA, decidiu também em indigitar Max Mosley para as negociações com a FOTA (Formula One Teams Association) que têm como intuito introduzir medidas radicais que visem a redução substancial dos custos de participação no Campeonato Mundial de Fórmula de 2010.

O mesmo órgão da FIA revelou que, caso estas medidas seja introduzidas dentro de pouco mais de um ano, será permitido às equipas nivelar a performance dos motores já em 2009. Na eventualidade de não ser alcançado qualquer acordo com a FOTA, a FIA colocará em acção um conjunto de regras que permita atingir o objectivo desejado.

O Tio Max, com a FOTA? Vão sair faíscas...

2 comentários:

Germano disse...

estranha essa saída do Canadá...

PS: voltei com os trabalhos no blog, com um post sobre Carlos Sainz

oliver disse...

Pois é.

Adeus Canadá.

Daqui a pouco tiram a Itália, o Brasil, Mônaco ......