terça-feira, 11 de novembro de 2008

Beleza não paga contas!

Esta "estorinha" descobri hoje no blog do Pandini. Quando ele contava a história de um camarada seu, que tinha pintado um Formula 2 com as cores da John Player Special, iguais à Lotus, ele colocou a seguinte frase: "a bela pintura não pagava as contas", da autoria de Eddie Jordan.


No final do post, ele conta a "estória":


"A Jordan estreou na Fórmula 1 em 1991 com patrocínio do refrigerante Seven Up e um carro que, além de bom, tinha uma bela pintura em tons de verde. Anos depois, Eddie Jordan confessou que fez "dumping" (vender por um preço muito abaixo do praticado no mercado) para conseguir o patrocínio e mostrar sua equipe como atraente para outras empresas. A Jordan terminou a temporada de 1991 com uma dívida de US$ 7 milhões, mas para 1992 conseguiu outros patrocinadores (e, claro, correu com outra pintura). Em 1995, Eddie Jordan declarou: 'O carro verde era lindo, mas não pagava as contas'". Esperto, o nosso amigo Eddie.


Mas era, de todas as personagens da história da Formula 1 daquele tempo, um dos que mais admirei. E têm razão: aquele carro era belíssimo! Se quiserem ver mais sobre este carro, cliquem aqui num post que fiz há um ano sobre ele.

5 comentários:

Anónimo disse...

A Jordan 91, ao lado da McLaren prateada,das Lotus John Player Special e da March 1988/89 na minha oponião são os carros mais belos da Fórmula 1. As Ferraris não contam, por que afinal são sempre belas e mantém o layout quase inalterado desde sempre.

Rianov disse...

Todo mundo vai achar que sou maluco, mas, acho a pintura da RAM 02 e 03 (1984/1985) uma das mais bonitas e legais da F1.

"Catch de Bandit", como diria o próprio Pandini!

P.S. Recebeu meui e-mail Speeder? Me dê uma resposta.

Abraços

Speeder76 disse...

Rianov:

Recebi o teu mail e andei a ver. Gostei muito das "bizarrices" que lá andam, honestamente. Já me inscrevi, vou lá mais vezes!

Germano disse...

é, sem dúvidas um belo carro.

Lembro de numa matéria ou artigo sobre ele, o Eddie, falando que ele tinha uma habilidade de conseguir patrocínios bons. tanto que foi bancado pela Marlboro na sua curta carreira como piloto, além de ter tido backing da Camel enquanto a equipe estava na F3000

Anónimo disse...

Beleza não paga contas, mas enche os olhos...

Nos últimos 18 anos de Fórmula-1, eu faria uma lista dos carros mais bonitos que vi correr - sem ordem de preferência:

- Jordan-Ford 191
- Jordan-Peugeot 196
- Pacific-Ilmor PR01
- Arrows A19
- McLaren-Mercedes MP4-23